41,8% das mulheres nos EUA percorrem longas distâncias para conseguir aborto

Abortion

Cerca de 3.000 pessoas se reuniram em frente ao Capitólio do estado de Minnesota, nos EUA, para protestar contra as novas leis que proíbem o aborto. Foto: Fibonacci Blue/Flickr

09 de agosto, 2023 Revista Galileu Por Redação

Estudo feito após decisão de 2022, que devolveu aos estados norte-americanos poder de proibir o procedimento, revela dificuldade de acesso que vai além das leis; entenda

Um estudo publicado em 26 de julho na revista Obstetrics and Gynecology estima que 41,8% das mulheres em idade reprodutiva nos Estados Unidos precisam percorrer longas distâncias para chegar a uma clínica de aborto, dirigindo 30 minutos ou mais.

O estudo foi realizado após a decisão de Dobbs de 2022 pela Suprema Corte dos EUA, que devolveu aos estados o poder de definir se permitem esse tipo de procedimento e anula o caso “Roe contra Wade”, de 1973, que garantia o direito ao aborto na Constituição estadunidense.

Os pesquisadores compararam dados de 2 de junho de 2023 fornecidos por mulheres de 15 a 49 anos com os de 750 centros de atendimento ao aborto, selecionados de listas publicamente disponíveis online. A intenção era “imitar o que uma pessoa comum” poderia usar se procurasse por um desses locais.

Trabalhando com o DataLab da Universidade da Califórnia, em Davis, os pesquisadores usaram mapas isócronos – isto é, com linhas que criam áreas de tempo de viagem baseadas em estradas reais nos Estados Unidos.

Acesse a matéria no site de origem.

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas