Entre as várias formas de violência contra a mulher, a obstétrica ainda precisa ser melhor debatida e é objeto de pesquisa de Ligia Moreiras e uma bandeira do mandato da deputada Talíria Petrone; ambas falaram com exclusividade com a Fórum
A violência contra a mulher é um tema que envolve pessoas de todos os gêneros, classe sociais, etnias, orientação sexual ou opções políticas. É uma questão que diz respeito à toda a sociedade brasileira. Para abordar vários aspectos desse tema, a Fórum publica uma série especial de reportagens que será veiculada ao longo deste mês.
Entrevistas com autoridades, parlamentares, ativistas, pesquisadores e estudiosos sobre as diversas facetas da violência contra a mulher: doméstica, sexual, obstétrica, política, patrimonial, psicológica e moral; dicas de livros, séries e filmes; pesquisas, estudos e levantamentos.
O período de gravidez é uma fase celebrada na vida de muitas pessoas e em várias ocasiões é até mesmo romantizada, como se não tivesse dores e dificuldades. Nos últimos anos, a partir da atuação de movimentos feministas e em defesa dos direitos reprodutivos e sexuais das mulheres, a sociedade brasileira passou a discutir um aspecto sombrio das gestações, partos e pós-partos, que por muito tempo ficou nas sombras: o quanto as mulheres e seus familiares são vítimas de violência obstétrica.