De 85 denúncias contra médicos por crimes sexuais em SP, apenas 6 se tornaram processos neste ano

08 de dezembro, 2023 Terra Por Isadora Wandermurem

De acordo com dados do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, dois médicos são denunciados por assédio sexual por semana

Este ano, até 14 de novembro, 85 denúncias de crime sexual foram relatadas ao Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), no entanto, apenas seis, o que equivale a 7% do total, se tornaram processos contra os médicos envolvidos no crime. Os dados do Cremesp foram apontados pelo Uol e confirmados pelo Terra NÓS.

O levantamento mostra que dois médicos são denunciados por assédio sexual por semana. Em nota enviada ao Terra NÓS, o conselho disse que as denúncias correm em sigilo. “Todo o processo apuratório corre sob sigilo determinado por Lei e, portanto, não podemos dar mais informações”, informou.

De acordo com a cartilha “Ética em ginecologia e obstetrícia”, publicado pelo Cremesp em 2018, os profissionais mais denunciados por abuso e assédio são ginecologistas e obstetras, com cerca de 24% das denúncias.

No Portal da Transparência do Cremesp, é possível encontrar procedimentos instaurados por assédio sexual desde 2018. O ano de 2023 é o que mais teve sindicâncias instauradas, em segundo lugar está o ano de 2020, com 84 denúncias.

Segundo as informações no portal do conselho, 52 processos ético-profissionais relacionados a crimes sexuais foram relatados ao Conselho Federal de Medicina (CFM) pelo Cremesp entre janeiro de 2018 e outubro de 2023. Nesse período, ao todo, 465 denúncias foram feitas.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas