Grupo cobra providências sobre denúncias de negligência e violência obstétrica no equipamento de saúde
Manifestantes realizaram ato na manhã desta segunda-feira (22) em frente ao Hospital da Mulher de São Bernardo, localizado no bairro Nova Petrópolis. Grupo de cerca de 50 pessoas, formado por ex-pacientes, familiares e integrantes de movimentos sociais, cobrou providências em relação às denúncias de negligência e violência obstétrica, divulgadas na última semana pelo Diário. Até o momento, nove casos contra gestantes foram revelados – veja mais na arte abaixo.
Guardas da GCM (Guarda Civil do Município) e funcionários do departamento de trânsito acompanharam o protesto, que seguiu pelas ruas do entorno do hospital até a Praça Santa Filomena. A vereadora Ana Nice (PT) e outros parlamentares participaram da manifestação, que foi organizada pelo movimento Elas por São Bernardo.
Os participantes carregavam cartazes cobrando mais qualidade na saúde do município. Frases como “Quem será responsável por tanta violência e mortes?”, “Pelo fim da violência contra as mulheres + saúde em São Bernardo” e “Respeita a vida das mulheres, pelo fim da violência obstétrica”, estavam escritas em algumas faixas.