Quase 70% das mulheres vítimas de feminicídios em SP foram mortas em casa no 1º semestre de 2024, diz levantamento

violencia-contra-a-mulher_feminicidio_protesto_foto-midia-ninja

Foto: Mídia Ninja

05 de agosto, 2024 g1 Por Kleber Tomaz

Sou da Paz analisou 124 casos de feminicídios no primeiro semestre no estado. Em 85 deles, vítimas foram mortas em residências, o que representa 68% do total. Instituto critica cortes no orçamento das delegacias para mulheres. Secretaria da Segurança diz que aperfeiçoa DDMs.

A professora Josilene Paula da Rosa tinha 39 anos quando foi morta a tiros pelo ex-namorado, o bombeiro Edinei Antonio Vieira, atualmente com 43.

Inconformado com o fim do relacionamento após seis meses de namoro, o militar invadiu a casa da educadora em Apiaí, interior de São Paulo. Além de balear a ex-namorada, o homem atirou e matou os dois filhos dela, de 12 e 20.

O crime ocorreu em 16 de maio deste ano. Edinei foi preso dias depois pela polícia. Segundo a investigação, ele assassinou as vítimas porque não aceitava o fim do relacionamento. Atualmente ele é réu por feminicídio. O julgamento dele ainda não foi marcado pela Justiça.

Josilene não foi a única. 68% das mulheres vítimas de feminicídios no estado de São Paulo foram mortas em casas, aponta levantamento do Instituto Sou da Paz.

O estudo do Sou da Paz analisou todos os 124 casos de feminicídios registrados na base de dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) no primeiro semestre de 2024 no estado. Do total, 85 mulheres foram assassinadas em residências, o que representa 68%.

O número total de vítimas de feminicídio no estado de São Paulo cresceu em comparação com o mesmo período do ano passado. Dos 114 casos em 2023, os casos saltaram para 124.

“Os números dão indícios de que as políticas públicas estaduais de enfrentamento à violência contra mulheres precisam receber muito mais investimento e precisam ser aprimoradas para agregar medidas mais efetivas”, informa a direção do Sou da Paz.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas