(Artigo publicado no jornal Minas Marca de abril de 2012/Ibope Giro Online) Segundo dados do Target Group Index, o universo de mulheres em Belo Horizonte atinge a casa de dois milhões que, como no restante do território brasileiro, apresenta participação superior aos homens sobre o total da população (53%).
Com idade média de 37 anos e 85% concentradas nas classes AB e C, o percentual de mulheres solteiras em Belo Horizonte supera a média total dos mercados pesquisados (40% contra 35% do total das brasileiras) e talvez por consequência desse estado civil, o percentual de mulheres que trabalha seja seis pontos percentuais superior à média Brasil.
As belo-horizontinas são preocupadas com saúde e bem estar: 83% declaram ser importante manter a forma física e 41% praticam esporte pelo menos uma vez na semana (entre as brasileiras, o índice é 35%). A caminhada é a modalidade de preferência, seguida por ginástica e voleibol. Mas a preocupação não fica somente na forma física: 40% declaram possuir um seguro saúde, enquanto a média feminina dos mercados pesquisados é de 33%.
Ao mesmo tempo em que são prevenidas, elas se mostram impulsivas. Quando a pergunta é intenção de compra de algum item para o lar nos próximos doze meses, mais uma vez superam as brasileiras – 52% pretendem comprar algum eletro-eletrônico (entre as brasileiras são 38%).
Os objetos de desejo mais citados são computador, celular, televisor e máquina de lavar.
Já na compra de vestuário e acessórios, elas não se diferenciam do restante das brasileiras. Mais de 80% declararam ter comprado algum item, porém elas se identificam mais com vestidos, roupas para ginástica e óculos de sol.
Quando o assunto é consumo de mídia, apesar dos meios de massa apresentarem maior percentual de declaração, as belo-horizontinas leem mais jornal quando comparadas à média feminina dos mercados auditados, sendo que 37% declaram ler quase diariamente (entre as brasileiras são 24%).
Seguindo a tendência das brasileiras, a preferência de leitura está na primeira página e em notícias locais, porém, as maiores afinidades das belo-horizontinas são seções de entretenimento – arte, cultura, literatura, astrologia, guia de filmes/cinema e passatempo.
Mais da metade, ou 61% das mulheres de Belo Horizonte, consomem mais de um meio por vez (entre as brasileiras são 56%). A sobreposição de TV com internet (27%) e TV com jornal (26%) apresentam os maiores percentuais de declaração, porém esse último com índice de afinidade superior (TV + jornal: 118 e TV + internet: 100 ).
Lazer
Em momentos de lazer elas gostam de ir ao shopping, ler livros, reunir-se com amigos e sair para jantar. Já as maiores afinidades são palavras cruzadas, assistir a eventos culturais e cozinhar. Porém no topo da lista das atividades recreativas está a música, sendo que 75% das belo-horizontinas declaram que ela constitui parte importante em suas vidas.
O Target Group Index é um estudo single source sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sociodemográficas. Durante a pesquisa, o mesmo entrevistado responde todas as questões do questionário, o que permite uma análise completa da base de dados em qualquer uma das 220 categorias de produtos, 3.100 marcas e 700 veículos de comunicação presentes no estudo.
Cobertura: entrevistas realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste. Universo Pesquisado: pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 75 anos.
Representatividade: 48% da população brasileira entre 12 e 75 anos. 69 milhões de pessoas.
Banco utilizado: Br Y12 w1 + w2 (ago/10 – ago/11)
Acesse em pdf: As mulheres de Belo Horizonte (Ibope Giro Online – abril/2012)