Mulheres terão acesso a implante contraceptivo Implanon pelo SUS

Secretaria de Saúde faz busca ativa de pacientes no Rio

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

04 de julho, 2025 Agência Brasil Por Nathália Maciel

Até 2026, serão distribuídos 1,8 milhão de dispositivos

Mulheres terão acesso ao implante contraceptivo Implanon, de forma gratuita, pelo SUS. De acordo com o Ministério da Saúde, até 2026, serão distribuídos 1,8 milhão de dispositivos, que funcionam sem interrupção durante três anos, com uma taxa de falha menor que 1%.

O Implanon é um pequeno bastão flexível que é inserido sob a pele do braço da mulher de forma rápida e sem dor. Ao ser aplicado, ele libera gradualmente hormônios que impedem a ovulação e evitam a gravidez.

Segundo o Ministério da Saúde, o novo método é considerado vantajoso por sua longa duração e alta eficácia. Além disso, o acesso ao contraceptivo, que custa cerca de R$ 3 mil em clínicas particulares, também pode ajudar a reduzir em 25% a taxa de mortalidade materna geral e em 50%, o percentual entre mulheres negras, até 2027.

A portaria que oficializa o início dos trabalhos para disponibilizar o contraceptivo no SUS será publicada nos próximos dias. Após a edição, as áreas técnicas da pasta terão 180 dias para efetivar o acesso, que envolve etapas de atualização das diretrizes clínicas e também a compra e a distribuição do insumo.

O ministério alerta que a inserção e a retirada do implante devem ser feitas apenas por médicos e enfermeiros qualificados. Por isso, esses profissionais receberão formação teórica e prática para fazer a aplicação.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas