Ferramenta inédita lançada pela Gênero e Número em parceria com a Novelo Data identifica padrões discursivos antigênero e oferece dados acessíveis para jornalistas, pesquisadores e sociedade civil.
Está no ar o Radar Antigênero, plataforma que reúne análises inéditas sobre o avanço de narrativas antigênero no YouTube. Criada pela Gênero e Número em parceria com a Novelo Data, a ferramenta utiliza inteligência artificial para monitorar, classificar e interpretar vídeos com esse tipo de discurso. Gratuita e aberta, a iniciativa chega em meio ao acirramento das disputas digitais e se propõe a oferecer transparência e insumos para enfrentar ataques à diversidade e aos direitos humanos.
“Vivemos um momento em que a desinformação e o discurso antigênero se organizam de forma estratégica para influenciar debates políticos e atacar identidades. O Radar Antigênero nasce justamente para tornar visível esse ecossistema, oferecendo dados e análises acessíveis que ajudam a desmontar narrativas criadas para silenciar vozes e restringir direitos”, afirma Vitória Régia da Silva, diretora executiva da Gênero e Número.
“Mais do que uma ferramenta tecnológica, é um instrumento de cidadania que amplia nossa capacidade de reconhecer padrões de ódio e construir respostas coletivas para enfrentá-los.”
Os primeiros resultados já dão dimensão da ofensiva: 65% dos vídeos analisados entre janeiro de 2018 e agosto de 2025 defendem papéis tradicionais de gênero, 25% trazem mensagens antifeministas e 20% acionam argumentos ligados à moralidade.
O discurso se apoia em estratégias como humor depreciativo (que ridiculariza mulheres cis e pessoas trans), mobilização do medo, ameaças e teorias da conspiração, compondo um cenário de disputas e de proliferação de ataques contra grupos minorizados, como mulheres, pessoas LGBTQIA+ e negras. A análise histórica realizada pela ferramenta confirma que a produção de vídeos antigênero é cíclica e reativa, sempre ligada a momentos de disputa institucional.
A plataforma foi desenhada para ser intuitiva. Permite aplicar filtros, explorar gráficos interativos e exportar dados, ampliando as possibilidades de investigação sem barreiras técnicas. A metodologia inédita se organiza em três eixos — temas, estratégias discursivas e sujeitos —, permitindo mapear não só o volume de conteúdos, mas também o que se diz, como se diz e quem são os principais alvos. Além disso, o Radar destaca os principais achados do último mês e será atualizado regularmente com a inclusão de novos vídeos.
“O lançamento do Radar Antigênero marca a primeira etapa do nosso trabalho com dados e inteligência artificial dedicados ao acompanhamento do discurso antigênero no YouTube. Sustentado por um processo estruturado sob medida de mapeamento de dados, o sistema pode se expandir para abranger muito mais conteúdos e tópicos de interesse público em qualquer idioma”, diz Flávio Nakasato, sócio da Novelo Data.