A QuitérIA é uma ferramenta digital de inteligência artificial feminista projetada para analisar, classificar e avaliar proposições legislativas (PLs) com foco nas questões de gênero e direitos das meninas, mulheres e pessoas LGBTQIAPN+. Ela oferece um monitoramento legislativo automatizado e qualificado, que não só identifica PLs, mas também os categoriza e avalia, permitindo uma análise mais precisa e ágil da movimentação legislativa sobre gênero. Esse é o jeito AzMina de transformar a opacidade legislativa em transparência, compartilhando análises essenciais à compreensão do campo no Brasil.
Nossa ferramenta de IA utiliza Processamento de Linguagem Natural (PLN) para coletar, classificar e avaliar os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, focando em temas como violência contra a mulher, direitos sexuais e reprodutivos e igualdade de gênero. O objetivo é permitir que qualquer pessoa tenha acesso a informações qualificadas e transparentes. De modo especial, auxiliar o trabalho de jornalistas, profissionais de pesquisa, organizações sociais e ativistas dos direitos humanos.
Como funciona?
A QuitérIA foi desenvolvida para automatizar o processo de monitoramento legislativo, com um foco específico na classificação de PLs que abordam direitos das meninas, mulheres, e pessoas LGBTQIAPN+.
Coleta automatizada
A coleta diária de dados das proposições legislativas é feita automaticamente pelo raspador Elas no Congresso usando as APIs da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a partir de palavras-chave relacionadas a gênero e raça. A cada 24h, o bot coleta informações como título, autor, ementa e status, armazenando-as em arquivos CSV de acesso aberto para uso posterior.
Modelos utilizados
A QuitérIA é baseada em um Large Language Model (LLM) ajustado para o contexto legislativo brasileiro e os temas de gênero. O processo de treinamento da IA foi realizado com base em dados rotulados manualmente com a colaboração de organizações da sociedade civil ligadas aos direitos de gênero, provenientes de mais de 1.600 projetos de lei, com abordagem feminista interseccional.
Confira aqui todas as organizações que participaram da anotação de dados.
Os principais modelos utilizados na QuitérIA são:
- Modelo Congretimbau – Baseado na arquitetura BERT e adaptado para o português, é o modelo de maior desempenho da QuitérIA, alcançando um F1-score de 0.79. Este modelo foi ajustado para classificar PLs com alta precisão em relação a temas como gênero, violência contra a mulher, direitos sexuais e reprodutivos e maternidade.
- Modelos baseados em BERT e Transformer – A QuitérIA também utiliza modelos como o BERTimbau e o DeBERTina, ambos adaptados para a língua portuguesa, para garantir a precisão na análise de ementas e textos de PLs.