Panorama da Violência contra a Mulher no Distrito Federal foi divulgado na sexta (12). Desde 2015, a capital registrou 242 vítimas de feminicídio, segundo dados do governo do DF.
Dados do “Panorama da Violência contra a Mulher no Distrito Federal”, do Instituto de Pesquisa e Estatística (IPEDF), apontam que 77% das mulheres entrevistadas já passaram por alguma situação de violência cometida pelo parceiro. O levantamento foi divulgado na última sexta-feira (12).
Desde 2015, a capital registrou 242 vítimas de feminicídio, segundo dados do governo do DF.
Outros dados mostram que:
- 93,5% das vítimas sentem alguma consequência da violência, como depressão, ansiedade, estresse, entre outras condições de saúde mental.
- 58,3% das vítimas informaram que seus filhos ou enteados presenciaram a violência.
- 78,5% das pessoas entrevistadas conhecem ao menos uma amiga ou familiar que vivenciou violência doméstica.
Os três tipos de violência mais comum são: violências psicológica, física e sexual. Já as violências moral, psicológica, e patrimonial – controle ao negar acesso a dinheiro – são as menos reconhecidas.
Dependência financeira
Ainda de acordo com o levantamento, 21,5% das mulheres entrevistadas sofrem alguma violência atualmente e 15,4% estão casadas ou morando junto com seus parceiros agressores.
O principal motivo para as mulheres entrevistadas continuarem vivendo ciclos de violência é a dependência financeira.
“Na medida em que mulheres não conseguem vislumbrar alternativas para garantir sua própria subsistência ou a de seus filhos, como alimentação, pagamento de aluguel e despesas mensais, e tampouco percebem a existência de uma rede de apoio capaz de ampará-las nesses momentos, elas podem tender a permanecer em relacionamentos violentos como estratégia de sobrevivência”, destacam os pesquisadores.
Como denunciar violência contra a mulher?
A Secretaria de Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP) tem canais de atendimento que funcionam 24h. As denúncias e registros de ocorrências podem ser feitos pelos seguintes meios:
- Telefone 197
- Telefone 190
- E-mail: [email protected]
- Delegacia eletrônica
- WhatsApp: (61) 98626-1197
O DF tem duas delegacias especializadas no atendimento à mulher (Deam), na Asa Sul e em Ceilândia, mas os casos podem ser denunciados em qualquer unidade.
Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM)
- Endereço: EQS 204/205, Asa Sul
- Telefones: (61) 3207-6195 e (61) 3207-6212
Delegacia de Atendimento Especial à Mulher (DEAM II)
- Endereço: QNM 2, Conjunto G, Área Especial, Ceilândia Centro
- Telefone: (61) 3207-7391