(O Globo) A correlação entre audiência de TV e atividade no Twitter motivará o lançamento em breve do Nielsen Twitter TV Ratings. O instituto de pesquisa anunciou que finalmente tem as provas estatísticas de que uma mídia impacta a outra. Mas diz que isso não acontece sempre. Os estudos até aqui não explicam as razões de alguns programas serem mais sensíveis aos efeitos do microblog que outros. De acordo com matéria da agência Reuters, o executivo da Nielsen Mike Hess declarou esta semana que o instituto ainda vai “aprofundar” essas pesquisas.
O “Ad Age” (dica de Débora Soaoh, do Blue Bus) detalha a pesquisa recente da Nielsen que mergulhou em 221 episódios de programas diferentes da televisão americana para observar essa interação. Concluíram que audiência e os tweets podem, sim, se potencializar mutuamente. Ou seja, certas atrações que fazem sucesso na televisão têm como consequência a maior produção de tweets. Isso aconteceu em 48% dos programas estudados. Por outro lado, um aumento no número de tweets fez subir a audiência em 29% das produções observadas.
Pesquisas do gênero aqui poderiam servir para iluminar muitos pontos obscuros. O programa de maior audiência na nossa televisão — a novela das 21h da Globo — nem sempre é o mais comentado no microblog. Por outro lado, atrações que pontuam menos mas que são estreladas por profissionais muito atuantes nas redes sociais — o “CQC” é um exemplo — com frequência lideram os trending topics do Twitter.
As novas medições devem examinar nuances e apontar caminhos menos evidentes para o olho nu do leigo. E são muito bem-vindas tanto para os realizadores de TV quanto para quem gosta de observar o movimento do público.
Acesse o PDF: Nielsen admite relação entre audiência na TV e buzz no Twitter (O Globo, 08/08/2013)