(Agência Câmara) A campanha lançada pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados para incentivar o ingresso de mulheres nos partidos políticos já está nas redes sociais – Facebook, Twitter e YouTube. Com o lema “Mulher, tome partido. Filie-se”, a meta é aumentar em 20% o número de mulheres filiadas até o dia 4 de outubro, prazo final de filiação para quem deseja concorrer a um cargo político nas eleições gerais de 2014.
Leia também: Rádio Câmara debate campanha por maior participação da mulher na política
A campanha foi idealizada pelas procuradorias especiais da Mulher da Câmara e do Senado, e conta com o apoio da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República.
As organizadoras também esperam ampliar em 30% a representação da bancada feminina na Câmara e no Senado no próximo ano. Atualmente, o Congresso possui 46 deputadas e 8 senadoras. Juntas, elas representam apenas 9% do universo de congressistas (594).
A primeira fase da campanha, já em andamento, conta com inserções publicitárias em rádio e televisão de abrangência nacional. Depois do prazo de filiação, a campanha continuará por meio de ações direcionadas a dirigentes partidários para que as mulheres filiadas realmente registrem candidatura. A segunda fase da campanha segue até 30 de junho do ano que vem.
Conheça o blog da campanha.
Acesse o PDF: Campanha da Câmara que estimula filiação de mulheres a partidos está nas redes sociais (Agência Câmara – 18/09/2013)