Campanha para estimular mulheres a entrarem na política será lançada no TSE

07 de março, 2014

(Câmara Notícias) Na quarta-feira (19), às 12 horas, ocorrerá a apresentação da campanha institucional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para incentivar as mulheres a entrarem na política. O ato será realizado no Plenário do Senado, que contará com a presença do presidente do tribunal, ministro Marco Aurélio.

A campanha é fruto da aprovação de emenda de autoria da procuradora especial da mulher do Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que cria condições ao TSE de realizar, entre os períodos de 1º de março a 30 de junho dos anos eleitorais, propaganda institucional, em rádio e televisão, de incentivo à igualdade de gênero e à participação feminina na política.

Ainda nesse mesmo dia, às 15 horas, acontecerá o ato de apoio “Plataforma das Mulheres Trabalhadoras do Brasil”, no Hall da Taquigrafia. Durante esse evento, serão apresentados projetos considerados prioritários pelas mulheres trabalhadoras dos sindicatos.

Quintas femininas

No dia 20, será lançado o projeto “Quintas Femininas 2014”, com o tema “Avanço das Estruturas Legislativas Relacionadas às Mulheres – Interlegis”.

O projeto Quintas Femininas, iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher do Senado e da Secretaria da Mulher da Câmara, é um espaço mensal para o debate de temas relativos às mulheres.

A primeira edição de 2014 contará com transmissão para as assembleias legislativas por meio do Instituto Legislativo Brasileiro. Na ocasião, serão apresentados alguns avanços na estrutura legislativa que buscam garantir a representação das mulheres, como a criação da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e da Procuradoria Especial da Mulher do Senado.

Sessão solene

No dia 25, às 11 horas, o Senado promove sessão solene de entrega do prêmio Bertha Lutz e assinatura do termo de adesão à campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – a lei é mais forte.

Atuação legislativa

A aula inaugural do curso “Gênero e Atuação Legislativa” é o último evento previsto na programação de celebrações do mês de março, no dia 26, às 9h30, no Auditório do Cefor.

Elaborado em uma plataforma de ensino a distância, o curso destina-se ao corpo técnico e político dos legislativos federal, estaduais e municipais, e tem o objetivo de sensibilizar e capacitar esses agentes para os temas de gênero e direitos das mulheres, bem como sobre os impactos que as desigualdades podem ter sobre as políticas públicas.

O curso, que será ministrado oficialmente entre 22 de abril e 30 de maio, é uma iniciativa da Procuradoria da Mulher da Câmara, em parceria com o Banco Mundial. Conta ainda com o apoio da Procuradoria Especial da Mulher do Senado e da coordenação da bancada feminina da Câmara. As inscrições poderão ser feitas no período de 26 de março a 10 de abril, pelo link www.camara.leg.br/ead

Acesse o PDF: 07/03/2014 – Campanha para estimular mulheres a entrarem na política será lançada no TSE (Agência Câmara)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas