(Portal da SPM) Autoridades de órgãos de políticas para mulheres de países membros do Mercosul se reúnem em Caracas, na Venezuela, entre 12 e 15 de novembro.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), através da presença da secretária-executiva do órgão, Lourdes Bandeira, participa da 4ª Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher (RMAAM) do Mercado Comum do Sul (Mercosul). O encontro de gestoras do bloco sul-americano acontece entre 12 e 15 de novembro, na cidade de Caracas, capital da Venezuela.
Delegações da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela — países membros do bloco e que compõem a RMAAM — discutem propostas de uma agenda regional sobre violência de gênero, direitos sexuais e reprodutivos, trabalho e integração econômica. Outro ponto de debates são os projetos de cooperação internacional em apoio à implantação de políticas para as mulheres.
Lourdes Bandeira fará a intervenção oficial do Brasil na quinta-feira (14), durante uma série de apresentações dos avanços recentes em cada país, no que se refere às políticas de igualdade de gênero. A programação nos dias anteriores (12 e 13/11) inclui duas mesas técnicas que tratam de violência de gênero, trabalho e integração econômica das mulheres. No âmbito das discussões sobre violência baseada em gênero são abordadas temáticas referentes à violência doméstica e ao tráfico de mulheres com fins de exploração sexual e comercial.
A Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher (RMAAM) do Mercado Comum do Sul (Mercosul)foi criada em dezembro de 2011, de acordo com a Decisão nº 24/11 do Conselho do Mercado Comum (CMC). A RMAAM é a instância de diálogo entre as máximas autoridades de gênero dentro da estrutura institucional do Mercosul.
Campanha – No início de outubro, a SPM lançou, em Foz do Iguaçu, no Paraná, a Campanha “Mercosul Livre do Tráfico de Mulheres”. A campanha é resultado da Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher e representa a cooperação dos organismos nacionais de políticas para as mulheres dos países do Mercosul.
A ação traz informações sobre os principais indícios de que uma situação de tráfico pode estar ocorrendo ou vir a ocorrer, buscando alertar as mulheres em relação a oportunidades vagas e/ou suspeitas em outro país e instruir servidores públicos a reconhecer essas situações. Saiba mais.