(O Estado de S. Paulo) Matéria do Estadão fornece informações sobre a 14ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) de São Paulo, que neste ano de eleições terá a política como assunto principal.
“Sob o tema ‘Vote Contra a Homofobia: Defenda a Cidadania!’, a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT) alertará para a responsabilidade da população na hora de votar”, diz a reportagem da Agência Estado.
“Para falar sobre política e homofobia, a organização da parada irá trocar o colorido do conhecido arco-íris, símbolo das manifestações LGBT, para a predominância das cores preta e branca. As cores estarão presentes nos trios elétricos e camisetas dos organizadores.
Além do tema, o evento passará a homenagear, a partir deste ano, uma cidade que sediará pela primeira vez a parada. Um dos 17 trios elétricos fará referência a Jacareí, no interior do Estado. O município realizará a primeira parada LGBT no próximo dia 27.”
Acesse na íntegra: Em ano eleitoral, Parada Gay apresenta tema político (O Estado de S. Paulo – 01/06/2010)
05/06/2010 – Caminhada lésbica hoje na av. Paulista é prévia da Parada Gay (Folha de S.Paulo)
“A avenida Paulista recebe hoje uma espécie de prévia da Parada do Orgulho Gay, que amanhã espera público de 3 milhões de pessoas. Será a 8ª Caminhada de Lésbicas e Bissexuais de São Paulo, que tem como tema ‘Ser lésbica é um direito! Autonomia e liberdade por um mundo de igualdade!’.
A concentração será às 12h, na praça Oswaldo Cruz. Os participantes seguirão pela Paulista em direção ao Masp, às 14h30. Antes, haverá um ato político.
A caminhada, organizada pela Liga Brasileira de Lésbicas com apoio de sindicatos e centrais sindicais, terá alas de deficientes, hip hop, ciclistas, grafiteiras, sindicalistas, religiosas etc. Além disso, durante o ato ocorrerão oficinas de grafitagem, uma exposição itinerante e a apresentação de diversas DJs.
O evento termina com show de Penha Pinheiro.”
Leia também:
2ª Jornada Lésbica Feminista, de 2 a 29 de junho
Desde sua primeira edição, em 2002, a Caminhada Lésbica de São Paulo promove a visibilidade lésbica, bissexual e transexual alinhada com os esforços em favor da promoção da visibilidade de todas as mulheres.
Além da Caminhada, a Liga Brasileira de Lésbicas irá organizar no período diversas oficinas, além de reuniões e debates.
Indicação de fonte:
Maria de Lourdes Rodrigues – socióloga e ativista
Liga Brasileira de Lésbicas
São Paulo/SP
Fala sobre: direitos das mulheres; direitos das lésbicas; lesbianidade