(Terra, 03/09/2014) A marca britânica de roupas American Apparel foi obrigada a retirar uma campanha de publicidade do ar, após receber a acusação de que as imagens davam apelo sexual a meninas em idade escolar. As informações são do Daily Mail.
Segundo a publicação, a campanha era relacionada à nova coleção da marca, chamada de “School Days”, direcionada a jovens. Na peça publicitária, apareciam fotos de uma mulher usando uma saia curta e mostrando sua calcinha, enquanto estava debruçada sobre a janela de um carro vermelho ou abaixando durante um passeio.
Para a Advertising Standards Authority (ASA), que regula as campanhas publicitárias no Reino Unido, o foco da campanha estava “em suas nádegas e virilha, e não na saia”. Além disso, a empresa também foi acusada de estimular a prática ilegal de tirar fotos por debaixo das saias, sem o consentimento das mulheres.
A marca lançou sua nova coleção no início desta semana, mas as imagens censuradas pela ASA já saíram do ar. “Nós consideramos que os anúncios tiveram o efeito inapropriado da sexualização das meninas em idade escolar e, portanto, a campanha é ofensiva e irresponsável”, concluiu a agência reguladora.
A American Apparel possui 10 mil funcionários em todo o mundo. Ao todo, são 249 lojas em 20 países. No Brasil, existe uma filial da loja na rua Oscar Freire, conhecida via de comércio de roupas, na capital paulista.
Acesse no site de origem: Publicidade para jovens faz apelo sexual e empresa é punida (Terra, 03/09/2014)