(Extra, 22/09/2014) O recente caso de violência doméstica envolvendo o jogador de futebol americano Ray Rice — que foi flagrado, em vídeo, agredindo sua esposa Janay Palmer — respingou em uma das patrocinadoras da NFL, a liga nacional americana. Em forma de crítica, dois jornalistas americanos decidiram editar no Photoshop um ensaio fotográfico divulgado pela marca de maquiagem CoverGirl, a fim de destacar o caso. Nas imagens editadas, as modelos aparecem com marcas de agressões nos rostos cobertas por maquiagens com as cores dos times do campeonato.
A ideia surgiu dos jornalistas americanos Adele Stan e Leslie MacFadyen, como crítica à peça publicitária original elaborada pela CoverGirl, lançada pouco tempo depois da divulgação do caso de Ray Rice. Na campanha, as modelos apareciam maquiadas com as cores das equipes, inclusive com as do Baltimore Ravens, time que Rice defende.
O atual presidente da NFL, Roger Goodell, também é criticado no trabalho realizado por Stan e MacFadyen. Eles destacam que, desde que Goodell assumiu a direção da liga, em 2006, 56 jogadores do campeonato já foram presos por violência doméstica. No caso de Rice, o presidente da liga é acusado de ter sido negligente, já que a agressão aconteceu em fevereiro e só veio a público sete meses depois.
Após as recentes críticas, a CoverGirl retirou as peças publicitárias de sua página na rede social Pinterest. No entanto, alguns comerciais da campanha ainda são transmitidos na TV americana. A empresa não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Confira algumas das imagens editadas por Stan e MacFadyen:
Acesse no site de origem: Campanha de patrocinadora da NFL é editada em forma de protesto contra violência doméstica (Exame, 22/09/2014)