(O Estado de S. Paulo/Folha de S.Paulo) Às vésperas da eleição, Dilma Rousseff (PT) caiu quatro pontos porcentuais e tem 51% dos votos válidos, segundo a pesquisa Ibope. José Serra (PSDB) conta com 31% e Marina Silva (PV), com 17%. Com esses números, não é possível afirmar que haverá ou não segundo turno – a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.
Em um eventual segundo turno, Dilma desponta como favorita. Segundo o Ibope, ela teria 58% dos votos válidos, contra 42% de Serra.
Enquanto Dilma perde votos, Marina sobe três pontos em três dias, passando de 14% para 17%, e Serra, oscilou dois pontos para cima, indo de 29% para 31%.
“Dilma teve queda em três das quatro regiões pesquisadas pelo Ibope. No Sudeste, principal colégio eleitoral do País, foram cinco pontos a menos em três dias (de 46% para 41% dos votos totais). No Nordeste, seu principal reduto, ela passou de 63% para 58%. No Sul, a queda foi de quatro pontos (44% a 40%). (…) Houve redução da preferência pela petista em todas as faixas de renda. Entre os eleitores com renda mensal de até um salário mínimo, ela passou de 64% para 59% dos votos totais.”
Na divisão do eleitorado por gênero, o Ibope aponta que Dilma perdeu mais apoio entre as mulheres (de 49% para 44%). Entre o eleitorado masculino ela também caiu, de 53% para 50%, mas continua com mais votos do que a soma dos adversários (43%).
Segundo a pesquisa Datafolha realizada nos dias 1 e 2 de outubro, Dilma continua com mais votos masculinos (51%), enquanto Serra e Marina contam com mais votos de mulheres do que de homens. [Veja os gráficos ao lado]
Leia na íntegra:
Dilma cai 4 pontos, Marina cresce 3 e Serra ganha expectativa de ir a 2º turno (O Estado de S. Paulo – 03/10/2010)
Fonte: Datafolha; Folha de S.Paulo.