(Correio Braziliense) Pesquisadores do Instituto Europeu de Oncologia descobriram que a aplicação do dispositivo intrauterino, utilizado como método contraceptivo, quando associado a injeções mensais de hormônio GnRH, pode deter e até mesmo reverter, o crescimento de câncer do endométrio em mulheres com menos de 40 anos.
O estudo foi realizado com mulheres com hiperplasia endometrial, ou com mulheres com o tumor em estágio inicial. Entre os anos de 1996 e 2009, 39 pacientes entre 20 e 40 anos foram tratadas.
“O uso do dispositivo intrauterino nos permite enviar uma dose muito maior da progesterona sintética à superfície do endométrio do que seria possível por meio de uma pílula. “Acreditamos que esse é o tratamento ideal para jovens pacientes que podem não querer crianças imediatamente, mas gostariam de engravidar no futuro”, disse um dos autores do estudo, Lucas Minig.
Leia matéria em pdf: Estudo indica que DIU pode servir para tratar câncer do endométrio (Correio Braziliense – 15/10/2010)