(Folha de S.Paulo/O Estado de S. Paulo/UOL Notícias) Mulheres mais velhas estão se casando mais com homens mais novos. É o que mostra a pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2009, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Casamentos como esse representam 23% do total; em 1999, eram 19,3%.
Segundo Claudio Crespo, pesquisador do IBGE, esse dado reflete a maior participação das mulheres no mercado de trabalho e o aumento do nível de escolaridade. Com isso são adiados os planos de maternidade e casamento. “A sociedade está mudando a forma de ver o casamento e há uma quebra de tabus comuns antigamente”, diz Crespo.
“São mulheres mais bem colocadas no mercado de trabalho, que têm dificuldade de encontrar parceiros na mesma idade e que têm segurança para escolher. Não é uma revolução. A maioria delas ainda não reproduz o padrão masculino de casar com uma mulher 15 anos mais jovem”, analisa a antropóloga Miriam Goldenberg.
Idade média no primeiro casamento, por sexo (em 2009)
Ainda que os solteiros liderem a taxa de casamentos no Brasil (82,4% em 2009), os recasamentos mantiveram a tendência de crescimento em 2009. “Antigamente as pessoas ficavam receosas em se casar de novo depois do divórcio. Os solteiros que se casavam com divorciados não eram bem vistos. Hoje esses números mostram uma evolução no comportamento da sociedade”, diz Adalton Bastos, do IBGE.
Leia na íntegra:
Em 1/4 das uniões, mulher se casa com homem mais novo (Folha de S.Paulo – 13/11/2010)
Casamentos de mulheres com homens mais novos aumentam (O Estado de S. Paulo – 13/11/2010)
Número de casamentos cai 2,3% em 2009 em relação a ano anterior (O Estado de S. Paulo – 13/11/2010)
Cresce o número de mulheres mais velhas casadas com homens mais novos, diz IBGE (UOL Notícias – 12/11/2010)