Opas realiza reunião para debater avanços na luta contra o zika vírus

01 de março, 2016

(Rádio ONU, 01/03/2016) Cientistas do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França e Cuba vão discutir agenda de pesquisa para combater a epidemia em Washington, capital americana.

A Organização Panamericana de Saúde, Opas, reúne esta terça e quarta-feiras cientistas do Brasil, dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França e de Cuba, entre outros, para debater o combate ao zika vírus.

Os especialistas vão debater as necessidades para se desenvolver uma agenda de pesquisa sobre a epidemia e suas implicações no encontro de dois dias na sede da organização em Washington, capital americana.

Fiocruz

Entre os participantes estão cientistas da Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz e do Instituto Evandro Chagas, no Brasil, como também do Centro americano de Controle e Prevenção de Doenças, CDC, da Escola de Medicina de Londres, do Instituto Pasteur, na França e do Instituto Pedro Kouri, em Cuba.

Eles vão tentar identificar as atuais lacunas existentes no conhecimento científico sobre o vírus e seu impacto nos humanos. Além disso, os especialistas querem identificar as ramificações de saúde pública do zika nas Américas.

Aedes Aegypt

A meta é também analisar o vetor, o mosquito Aedes Aegypt, e os mecanismos de controle que estão funcionando para combatê-lo.

O grupo vai não só discutir o problema mas resolver a situação, quando possível, através de coordenação e financiamento, redes de comunicação e trabalho.

Os especialistas devem avaliar ainda programas transversais, que podem ser utilizados em vários setores e países ao mesmo tempo, a colaboração entre os cientistas e as agências de saúde pública como também a divulgação de informações e dados sobre o surto.

Edgard Junior

Acesse no site de origem: Opas realiza reunião para debater avanços na luta contra o zika vírus (Rádio ONU, 01/03/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas