(Geledés, 29/03/2016) Aconteceu na ultima segunda-feira (28) a entrega da Medalha Theodosina Ribeiro na Assembleia Legislativa de São Paulo. O evento que esta em sua segunda edição, contou com a presença de importantes autoridades, como o secretario de Igualdade Racial Maurício Pestana e a da Drª Theodosina Ribeiro que dá o nome da medalha, além de pessoas relacionadas a iniciativas sociais.
Foram escolhidas dez mulheres cujos trabalhos e as ações, empoderam, impactam e influenciam decisivamente na vida de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis da sociedade. As homenageadas foram: Sandra Santos, que iniciou sua militância política aos 18 anos através do Sindicato dos Bancários e trabalhou mais de 30 anos como voluntária, assumindo a vice-presidência de um dos centros sociais mais antigos de São Paulo; Zeni Rose Toloi, supervisora técnica de saúde na Casa Verde/Cachoeirinha; Raquel Trindade, filha do poeta Solano Trindade e fundadora do teatro popular Solano Trindade em Embu das Artes; Renata Martins, diretora audiovisual na Companhia dos Crespos e idealizadora da websérie Empoderadas, que, em formato documental, apresenta mulheres negras das mais distintas áreas de atuação; Natali de Araújo, participante dos grupos Amigas do Peito e Camaradas e vencedora na luta contra o câncer; Renata Peron, cantora e militante de direitos humanos e da diversidade; Ildslaine Mônica da Silva, MC Sharylaine, ativista cultural e social, cantora, compositora e produtora cultural; Conceição Aparecida Lourenço, jornalista, escritora, ex-diretora da revista Raça e membro do Conselho da Seppir; Kenarik Felippe, desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, cofundadora e ex-presidente da Associação Juízes para a Democracia, e Alexandra Loras, consulesa da França, de origem francesa e gambiana, nascida num gueto na periferia parisiense. Todas receberam as medalhas das mãos da deputada Leci Brandão e da Dra Theodosina Ribeiro .
“Hoje receber este premio é o reconhecimento de uma escolha que fizemos, e só diz que estamos no caminho certo” – MC Sharylaine
A Deputada Leci Brandão também comentou sobre a entrega da medalha Theodosina Ribeiro: ” Eu me sinto muito honrada e principalmente agradecida a Deus, entendemos que é uma missão árdua , difícil, delicada mais sobretudo importante, nós damos exemplos e somos referência para vários estudantes, para várias comunidades e para vários estados . Precisamos mudar o quadro do parlamento brasileiro que tem pouquíssimas mulheres e nós somos mais da metade da população brasileira e quando falamos de mulheres negras no parlamento nem se pode ter uma comparação, são muitas e muitas casas legislativas estaduais em que não se tem uma mulher negra, então tentamos através destas iniciativas, destes eventos, procurar incentivar e fortalecer a mulher negra. Fazer com que a sociedade brasileira veja a nossa qualidade, competência , valor, dignidade e a garra que temos. A nossa ancestralidade sofreu muito para que estejamos hoje aqui nesta situação, então cada vez mais temos que lutar.”
Graças ao mandato da deputada Leci Brandão dezenas de mulheres já tiveram o seu trabalho reconhecido e receberam a Medalha Theodosina Ribeiro.