(Portal G1) Pesquisa realizada nos EUA mostra que marcar o parto pode ter consequências negativas para as mães, que perdem mais sangue e passam mais tempo no hospital que nos partos naturais.
O estudo da Universidade de Rochester, nos EUA – país em que a prática aumentou o número de partos cesarianos -, acompanhou 485 gestantes que deram à luz do primeiro filho em 2007.
“Os benefícios de um procedimento cirúrgico devem sempre superar os riscos. Se não há benefícios médicos para induzir o trabalho de parto, é difícil justificar a escolha por fazê-lo, uma vez que sabemos que aumenta os riscos para a mãe e o bebê”, afirmou Christopher Glantz, autor da pesquisa.
Dentre os motivos pelos quais o parto induzido tem ganhado adeptos, os cientistas listaram a conveniência de marcar o horário e a certeza de dar a luz com o médico que acompanhou a gestação. “Como trabalhadora e mãe, sei o quanto pode ser tentador marcar um parto para pôr a vida em ordem, mas há motivo para os bebês ficarem no útero todo o tempo necessário”, disse Loralei Thornburg, professora da mesma universidade, especializada em medicina maternal e fetal.
Leia na íntegra: Pesquisa mostra que marcar o parto aumenta os riscos para a mãe (Portal G1 – 19/02/2011)