07/04/2010 – Sutiã com enchimento para meninas gera polêmica

07 de abril, 2011

(Folha de S.Paulo) A colunista Mônica Bérgamo deu em primeira mão que um sutiã com enchimento está sendo vendido em São Paulo para meninas de 6 anos. Leia as notas da colunista e os comentários de especialistas:

“MEU PRIMEIRO SUTIÃ 1
Um sutiã cor-de-rosa com bojo de espuma imitando o formato de seios é vendido em tamanho seis (para menina de seis anos) nas Lojas Pernambucanas. O produto leva etiqueta da Disney e tem estampa de Sininho, a fada de “Peter Pan”, na calcinha do conjunto, que custa R$ 15,90. A Disney e as Pernambucanas não responderam quem projetou a peça, sua vendagem nem se o bojo infantil é funcional ou estético.

MEU PRIMEIRO SUTIÃ 2
Casos similares geraram comoção pelo mundo nas últimas semanas. Nos EUA, a grife Abercrombie retirou de sua loja virtual, na semana passada, um biquíni para meninas de sete anos que tinha parte superior “push-up”, que projeta os seios. Na Inglaterra, em março, a rede Primark doou para ONGs de defesa infantil a renda da venda de um biquíni com bojo para meninas de sete anos.” 

Segundo a reportagem da Folha, fábricas da cidade de Franca, no interior de São Paulo, passaram a produzir os sutiãs com enchimento a pedido de mães cujas filhas disseram querer imitá-las. Uma funcionária das Lojas Pernambucanas na região central de São Paulo afirma vender cerca de 30 sutiãs infantis com enchimento por dia.

A venda dos sutiãs com enchimento para meninas tão novas reabre a discussão sobre a “adultização” e erotização precoce. “Se até para os adultos o padrão estético desejado é inalcançável, imagina para as crianças, que não têm nada a ver com isso”, comenta a psicóloga Maria da Graça Gonçalves, da da PUC-SP. Para ela, vestir criança como adultos é deslocá-la da fase que ela deveria viver e jogá-la para um universo adulto.

Para a terapeuta sexual Fátima Protti, munir criança de sexualidade, através de maquiagem ou roupa de mulher, é lhe dar uma arma carregada que ela não sabe usar. “Passa longe da criança o sentido erótico por trás do que veste ou usa”, alerta a terapeuta.

Leia a reportagem completa: Sutiã aos 6 reabre polêmica da “adultização” de crianças (Folha de S.Paulo – 07/04/2011)  

Leia também: “Além de bonecas Barbie e das roupas sensuais em tamanho infantil, a sexualização aparece na TV, em videoclipes, nas letras das canções, no cinema, em revistas, na publicidade. Eliminar uma categoria, como os sutiãs, não alteraria o quadro.” Estudos mostram que sutiã é só um item da sexualização, por Hélio Schwartsman (Folha de S.Paulo – 07/04/2011)   

 

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