Como pensar questões de gênero no ambiente escolar? Como lidar com a diversidade e a pluralidade de modelos familiares? A emergência de discussões dessa natureza evidencia a necessidade cada vez mais crescente de se falar e problematizar as relações de gênero nas escolas, com o intuito de produzir um ambiente igualitário, democrático, formador e respeitador das diferenças.
(Centro de Estudos Gracinha, 19/09/2016 – acesse no site de origem)
Jacqueline Moraes Teixeira
Doutoranda em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (USP) onde obteve o título de mestre também em antropologia social com uma pesquisa sobre gênero e religião. Possui graduação em Ciências Sociais (USP) e graduação em Teologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie). É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Religiões, Política e Espaço Publico (Nupre) tendo como tema de pesquisa a relação entre direitos reprodutivos e igrejas evangélicas de tradição neopentecostal. Também é pesquisadora do NAU-USP tendo como temática específica a religiosidade no contexto urbano. Atualmente trabalha como pesquisadora assistente no Cebrap, desenvolvendo pesquisas sobre educação, sexualidade e religiões contemporâneas. Tem experiência na área de Antropologia da Religião, Antropologia Urbana e estudos de gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião, Direitos Reprodutivos, Movimentos Sociais.
Silvana de Souza Nascimento
Professora do departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP), desde 2013. Foi docente na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de 2007 a 2012, onde realizou investigações sobre transexualidades, cidades e movimento LGBT. Realizou pesquisas sobre gênero e sociabilidade entre mulheres rurais, durante o doutorado em Antropologia na Universidade de São Paulo (2001 a 2005) e atualmente desenvolve uma investigação sobre experiências urbanas de mulheres transexuais e travestis, seus desejos e formas de vida, em uma análise comparativa no Nordeste e Norte do país. É vice-coordenadora do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (LabNAU), da USP e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB. Publicou diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais. Autora dos seguintes livros: “Pitfalls of desire” (2013), “Faculdades femininas e saberes rurais” (2007) e co-autora em “A família como armadilha” (2011).