(Agência Câmara) Para fortalecer a participação das mulheres na política brasileira, representantes do movimento feminista defenderam o financiamento público exclusivo de campanha e a lista fechada preordenada dos partidos com divisão igual entre gêneros, durante audiência pública na Comissão Especial de Reforma Política.
Sílvia Camurça, representante da Articulação das Mulheres Brasileiras (AMB) no evento, defendeu que a lista fechada, combinada com o financiamento público, dará maior igualdade de disputa entre homens e mulheres, já que um dos principais entraves à participação das mulheres e de grupos minoritários é o difícil acesso a recursos econômicos.
Para a militante, no entanto, as mudanças devem ser associadas à reforma na Lei dos Partidos Políticos (9.096/95) para garantir convenções democráticas e transparência na composição das listas. “Temos partidos absolutamente oligárquicos, então precisamos mudar a legislação partidária para que essas legendas realizem convenções democráticas e exerçam mecanismos de disputas internas justas.”
Leia na íntegra: Mulheres defendem eleições com lista fechada e alternância de gêneros (Agência Câmara – 09/06/2011)
Leia na íntegra: Mulheres defendem eleições com lista fechada e alternância de gêneros (Agência Câmara – 09/06/2011)