(Opera Mundi) A agência brasileira Moma, responsável pela criação de duas peças publicitárias acusadas de terem conteúdo pedófilo (clique aqui para ver as peças), perdeu os prêmios ganhos no festival internacional de Cannes. Segundo o site CCSP (Clube de Criação de São Paulo), o Leão de Prata na categoria Press e Leão de Bronze em Outdoor conquistados com a campanha de ar-condicionado para Kia Motors (“Teacher” e “Princess”) foram conquistados de forma irregular.
“As regras do Cannes Lions determinam que, se solicitadas, deverão ser oferecidas provas de que as campanhas foram de fato veiculadas e que foram legitimamente criadas para um cliente pagante. Apesar das várias conversas, a Moma Propaganda não ofereceu as evidências exigidas e, portanto, os prêmios foram cancelados”, afirmou Philip Thomas, CEO do Festival, segundo o CCSP.
As propagandas feitas pela Moma pretendiam vender o ar condicionado Dual Zone, que oferece temperaturas diferentes dentro do mesmo veículo. Histórias em quadrinhos sobre a Bela Adormecida e um diálogo entre uma aluna e um professor foram usadas para ilustrar a proposta. Elas foram consideradas inadequadas pela KMA (Kia Motors America).
“Estamos fazendo o possível para informar o consumidor e a mídia que não foi a Kia Motors America que aprovou o anúncio e que, da mesma forma que os consumidores americanos, consideramos as peças totalmente ofensivas e inapropriadas”, afirmou em junho Michael Sprague, vice-presidente de Marketing e Comunicação da KMA.
Leia a notícia na íntegra: Propaganda brasileira acusada de promover pedofilia perde prêmios de Cannes (Opera Mundi – 21/07/2011)