(O Estado de S. Paulo/Folha.com) Ao mesmo tempo em que revela que a maioria da população (55%) é contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou a união estável entre pessoas do mesmo sexo, pesquisa realizada pelo Ibope mostra que o tema divide a população: 52% das mulheres e 60% dos jovens entre 16 e 24 anos são a favor. As opiniões também variam muito em função da religião, escolaridade e classe social.
Segundo análise do jornalista José Roberto de Toledo, do jornal O Estado de S. Paulo, a decisão do STF coincide com o que pensam os brasileiros com menos de 40 anos e contraria os mais velhos.
A tolerância cresce com a escolaridade. O mesmo ocorre com as classes de consumo. Isso se reflete nas diferenças geográficas: entre os brasileiros do Nordeste e Norte, onde renda e escolaridade são menores, 60% são contra a união.
Mas nada divide mais a opinião dos brasileiros sobre o assunto que a religião. Entre os 60% de brasileiros católicos (50% a 50%) e entre os 12% de ateus/agnósticos (51% de apoio) há um racha de iguais proporções. Entre espíritas e adeptos de outras religiões não cristãs, o apoio ao casamento de pessoas do mesmo sexo chega a 60%.
Destaques da pesquisa
73% dos entrevistados afirmaram que não se afastariam de seu melhor amigo se ele se revelasse homossexual, enquanto 14% se afastariam um pouco e 10% se afastariam muito
67% se disseram totalmente a favor de médicos homossexuais trabalhando no serviço público; 8% são totalmente contra
61% das pessoas ouvidas pelo Ibope aceitam sem problemas que um professor do ensino fundamental seja homossexual; entretanto, 14% dos entrevistados consideram isso inaceitável
59% dos que responderam à pesquisa apoiam incondicionalmente a presença de homossexuais nas forças policiais, mas 15% a rejeitam por completo
Na opinião de Laure Castelnau, diretora executiva de marketing do Ibope Inteligência, “o brasileiro não tem restrições em lidar com homossexuais no seu dia a dia, mas ainda se mostra resistente a medidas que possam denotar algum tipo de apoio da sociedade a essa questão”.
Acesse a pesquisa na íntegra em pfd: União Estável entre Homossexuais (Ibope Inteligência – Julho 2011)
Leia essa notícia na íntegra:
Pesquisa do Ibope mostra que 55% dos brasileiros são contra união estável entre homossexuais (Globo.com – 28/07/2011)
União civil de homossexuais contraria 55% dos brasileiros, revela pesquisa (O Estado de S. Paulo – 28/07/2011)
Lidar com gays no dia a dia é menos problemático, por José Roberto de Toledo (O Estado de S. Paulo – 28/07/2011)
Evangélicos são os brasileiros mais resistentes à união homoafetiva, aponta Ibope (UOL – 28/07/2011)
Mais da metade dos brasileiros são contra união gay, diz Ibope (Folha.com – 28/07/2011)
Veja também:
Beijo gay incomoda mais na TV do que na vida real (Folha de S.Paulo – 01/08/2011)
Maioria é contra adoção por casal gay no Brasils (Folha de S.Paulo – 04/06/2010)