A luta de Marielle é compartilhada por elas — e continua.
(BuzzFeed Brasil, 19/03/2018 – acesse no site de origem)
Este tuíte da Dani Assis resumiu um sentimento muito comum a todo mundo que só foi conhecer o trabalho de Marielle Franco no momento de sua morte.
No tópico, Dani reuniu algumas mulheres incríveis da política que muitos de nós não conhecemos e talvez deveríamos. Selecionamos algumas delas aqui:
Áurea Carolina, a vereadora mais votada de Belo Horizonte.
Em 2017, Áurea Carolina de Freitas (PSOL) foi a vereadora mais votada de Belo Horizonte, com 17.420 votos. Sua trajetória de mobilização social começou nas ruas, em diálogo com o movimento hip hop e com diferentes iniciativas populares de promoção dos direitos humanos.
Suas lutas são o fortalecimento do direitos de grupos historicamente marginalizados, como as mulheres, as juventudes e as populações negras. Entre suas bandeiras estão a plena efetivação do direito à ocupação do espaço público e o fomento à participação popular na política.
Talíria Petrone, a única vereadora mulher eleita em Niterói (RJ).
Talíria Petrone (PSOL) era amiga de Marielle Franco e tem uma trajetória de atuação muito similar a de Marielle, com foco na defesa das mulheres, dos negros e outras minorias. A denúncia de abusos policiais e de outros agentes de segurança também pautam a vida política da vereadora de Niterói.
Os ataques contra ela são frequentes, com pixações contra ela na sede do PSOL, gente passando de carro no eventos públicos e gritando “só matando mesmo” e até uma pessoa que ligou varias vezes no gabinete em 14 de novembro do ano chamando-a de vagabunda e ameaçando “matá-la com uma bomba”.
Manuela D’Ávila, a deputada estadual mais votada por três vezes no Rio Grande do Sul.
Manuela D’Avila (PCdoB) foi a vereadora mais jovem da história de Porto Alegre e a deputada mais votada do estado por três vezes. Defendeu bandeiras de interesse da juventude como leis de estágio e meia-entrada e é pré-candidata a Presidência da República pelo PC do B.
Doutora Cristina Lopes, segunda vereadora mais votada em Goiana.
Dra. Cristina Lopes (PSDB), fisioterapeuta. foi a segunda vereadora mais votada em Goiânia. Em 1984, ela teve 85% do corpo queimado pelo ex-companheiro e hoje milita por mulheres vítimas de violência e atua, como fisioterapeuta, em defesa de vítimas de queimadura.
Sâmia Bonfim, a vereadora mais jovem a ser eleita na cidade de São Paulo.
Sâmia Bonfim (PSOL) foi a vereadora mais jovem a ser eleita na cidade de São Paulo. Em menos de um ano de mandato, já propôs mais de 40 projetos de lei, relativos a educação, saúde, cultura, direito à cidade, mulheres, LGBTs, negros e negras e juventude.
Natália Bonavides, a quinta vereadora mais votada em Natal (RN).
Natália Bonavides (PT) é mestre em direito constitucional, direito popular e foi a quinta vereadora mais votada em 2016 em Natal (RN). Seu projeto político é construído inteiramente com participação popular e em apoio aos GLBTQ e ao MST.
Alice Portugal, quatro vezes eleita deputada federal pela Bahia.
Alice Portugal (PCdoB), eleita deputada estadual em Salvador, está em seu quarto mandado pela Bahia em Brasília, ela é a candidata do PCdoB para a prefeitura de Salvador. Trabalha para mulheres, juventude, aposentados, serviço público e na defesa da democracia.
É autora da emenda que criou o piso salarial nacional do professor, uma das principais articuladoras para a provação da Lei Maria da Penha e é autora também da lei que proíbe revista íntima de funcionárias nos locais de trabalho.
Fernanda Melchionna, duas vezes a vereadora mais votada em Porto Alegre.
Em seu terceiro mandato consecutivo, Fernanda Melchiona (PSOL) trabalha fortemente pelo direito à moradia, cultura e também pelas questões das mulheres e LGBT’s, faz um mandato coletivo integrando os extremos da cidade.
Juliana Kataoka