(DCI) Três em cada dez mulheres atendidas na rede municipal de saúde já sofreram agressão física ou psicológica por parte de seus parceiros pelo menos uma vez na vida. É o que revela pesquisa do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.
O estudo ouviu 504 mulheres consultadas em 2010 por clínicos gerais e ginecologistas nas cinco distritais de saúde do município de Ribeirão Preto. Desse total, 34,5% declararam que já tinham sido agredidas, de forma física ou psicológica, ao menos uma vez na vida.
“Isso [o número de mulheres agredidas] é muita coisa. A violência cometida contra a mulher pelo parceiro não é visível. E acontece porque as mulheres têm dificuldade de falar sobre isso, assim como os profissionais da saúde”, afirmou a coordenadora da pesquisa, Elisabeth Meloni VieiraVieira.
O objetivo do estudo, que foi entregue à Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, é nortear políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres e de apoio às pacientes que são agredidas em casa, além de apresentar propostas para preparar melhor os profissionais de saúde que lidam com essas mulheres.
Leia na íntegra: Pesquisa: três em dez mulheres já foram agredidas (DCI – 02/12/2011)