(Agência Patrícia Galvão) A Agência Patrícia Galvão procurou representantes das principais redes e articulações de mulheres para repercutir o impacto da nomeação da socióloga feminista Eleonora Menicucci de Oliveira para ocupar o cargo de ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
Os depoimentos a seguir comprovam que a escolha dessa pesquisadora e feminista histórica, comprometida com a luta democrática e com a busca da igualdade de gênero, está sendo recebida com muito entusiasmo e grande expectativa pelos movimentos de mulheres.
Veja o que responderam as representantes de redes e articulações de mulheres procuradas pela Agência Patrícia Galvão, diante da seguinte pergunta: Qual é o significado político, e para as políticas públicas, da nomeação, pela presidenta Dilma Rousseff, da socióloga e feminista Eleonora Menicucci de Oliveira para estar à frente da SPM?
Uma das melhores notícias dos últimos anos
Clair Castilhos –
secretária executiva da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos(48) 3233.2516 / 3364.2406 – [email protected]
Competência técnica e administrativa aliada à militância política para enfrentar forças conservadoras
(91) 3223.6758 / (91) 9122.3676 – [email protected]
Mais um passo rumo à construção da igualdade
“É fundamental reforçar o quanto foi importante, no governo do presidente Lula, a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres com estatuto de ministério, por representar o reconhecimento da contribuição das feministas brasileiras que atuam em diversos espaços. É importante também afirmar que esse processo, que é coletivo, teve à sua frente mulheres comprometidas com essa política e que muito contribuíram para a consolidação dessa proposta. Neste momento a indicação da Eleonora Menicucci mostra o compromisso da presidenta Dilma com essa proposta e a certeza de que os vários desafios que temos para ter políticas feministas no governo serão enfrentados pela ministra e que, com isso, poderemos avançar na construção da igualdade para as mulheres. Como parte do movimento feminista no Brasil, sabemos que nossos desafios continuam imensos para a construção da uma nova hegemonia na sociedade brasileira. Temos certeza de que nossa mobilização será fundamental para a construção de uma nova realidade em nosso país e confiamos nos espaços de diálogo e construção coletiva.”
Nalu Faria – secretária executiva da Marcha Mundial de Mulheres
(11) 9297.6012 / 3819.3876 – [email protected]
A expectativa de uma política de inclusão das mulheres negras
“O movimento feminista tem dado significativa contribuição para o reconhecimento da diversidade na elaboração de politicas públicas e da organização do Estado como um todo. Eleonora Menicucci tem importante trajetória como militante feminista. Estudiosa das relações de gênero e especialista na área da saúde, campo em que as desiguadades são marcantes para as mulheres negras, ficamos na expectativa de uma gestão que dialogue com o movimento de mulheres negras, por meio de nossas lutas e reivindicações, buscando efetivar uma política para as mulheres que garanta a inclusão das mulheres negras, a fim de que possamos diminuir os dados das desigualdades de gênero e raça em nosso país.”
Simone Cruz – secretária executiva da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras
(51) 8271.5808 – [email protected]
Alegria, esperança e força das companheiras feministas
“A UBM se soma à alegria e à esperança de todo o movimento feminista brasileiro pela nomeação de Eleonora Menicucci para o Ministério das Mulheres (SPM). Sua trajetória e compromisso, fincados na luta pelas liberdades, pela democracia em nosso país, pela defesa dos direitos e pela emancipação da mulher, merecem nosso respeito e comemoração. Conte com a força e a garra das feministas para a efetivação das políticas públicas no Brasil. Parabéns à presidenta Dilma pela indicação; sucesso, Eleonora.”
Elza Maria Campos – coordenadora nacional da União Brasileira de Mulheres e integrante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher
(41) 9667.9532 – [email protected] / [email protected]
Políticas públicas que respeitem a diversidade das mulheres
Maria de Lourdes Rodrigues – articuladora nacional da Liga Brasileira de Lésbicas e integrante do Conselho Nacional de Saúde
(11) 9169.4513 – [email protected] / [email protected]
Leia também:
Feministas apoiam nova ministra e aguardam debate sobre aborto (Carta Maior – 08/02/2012)
A transmissão do cargo ocorrerá no Gabinete da Ministra da SPM/PR, às 14h. Endereço: Via N1 Leste, s/nº, Pavilhão das Metas, Praça dos 3 Poderes, Zona Cívico-Administrativa, Brasília, DF.