Nota de pesar | Inês Amarante

Ines

Inês Amarante

21 de novembro, 2022 AMARC - Associação Mundial de Rádios Comunitárias Por Redação

Amarc Brasil lamenta o falecimento da comunicadora Inês Amarante, ocorrido na última quinta-feira (17)

É com grande pesar que informamos o falecimento da amiga, pesquisadora, radialista, feminista dedicada a comunicação educativa e comunitária, Maria Inês Amarante.

Doutora em Comunicação e Semiótica, mestra e especialista em Comunicação Social e licenciada em Letras, e com longa experiência no campo da Comunicação Popular, das rádios comunitárias e dos debates sobre feminismo e gênero.

Sua infindável energia e curiosidade a levaram a desenvolver projetos no Timor Leste, na Cooperação Internacional do Programa de Formação de Docentes em Língua Portuguesa, pela CAPES/MEC (2005/2006) e no Leitorado em Cabo Verde (2011-2020), na Bélgica e também em Portugal.

Seguindo sempre na luta, atualmente participava do coletivo Vozes do Mundo, em Coimbra, Portugal.

Inês foi uma dessas mulheres que iluminam energicamente nossa vida e nossa luta!

Fazia críticas contundentes, duras, mas com grande esperança estampada no olhar de ser ouvida, entendida e atendida em suas análises.

Democratização da comunicação e feminismo, nas suas origens, foram os temas que mergulhou, aperfeiçoou e debateu em todos os grupos e coletivos dos quais participava.

Na Rede de Mulheres da AMARC Brasil, sua contribuição foi do tamanho da sua vontade de viver e abraçar o mundo.

Nas palavras de seu companheiro de lutas, e liderança histórica do movimento de rádios comunitárias, Jerry Oliveira, Inês foi uma “Ideológica fervorosa na luta feminista.” E acrescenta, “Não tenho palavras para expressar mais sentimentos de perda. Perdemos Adauto Marcolino esta semana, radialista histórico. Tempos atrás perdemos o pai das Rádios Livres, Chico Lobo, e agora perdi a companheira Inês Amarante. Apesar da grande bagagem da comunicação, Inês nunca desgrudava do Rádio. Era uma das pioneiras do movimento de rádios livres. Vá em paz, amiga.”

A associada da Amarc Brasil e integrante da Rede de Mulheres, Geralda Cunha, relembra com carinho de Inês:
Nos falamos pela última vez por ocasião da defesa de minha dissertação, no mês de agosto.
Inês esteve presente, participando e exercendo sua sororidade com as companheiras da Rede de Mulheres em Comunicação e da Rede de Mulheres da Amarc, assim como nas várias frentes que atuava, em suas pesquisas na área da comunicação popular no Brasil, no Timor Leste, na Bélgica, Cabo Verde e Portugal! Nossa reverência a esta mulher que deixou sua marca na luta por uma comunicação democrática!”

Inês Amarante, presente!

Amarc Brasil,
Novembro, 2022

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas