HPV genital atinge 54,4% das mulheres que iniciaram vida sexual, diz Ministério da Saúde

15 de dezembro, 2023 g1 Por Paloma Rodrigues

Dados são de uma pesquisa inédita do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS.

A taxa de infecção pelo papiloma vírus humano, o HPV, atinge 54,4% das mulheres que já iniciaram a vida sexual. Entre os homens, o índice é de 41,6%. Os dados são de uma pesquisa inédita do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, encomendada pelo Ministério da Saúde.

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível e está associado a mais de 90% dos casos de câncer de colo de útero e ânus, além de metade dos casos de câncer na vulva, pênis e orofaringe, parte que fica atrás da garganta.

Com os números, o Ministério da Saúde reforçou a recomendação para que as pessoas se vacinem contra o HPV. Essa é a melhor maneira de prevenir a infecção.

A vacinação foi ampliada para vítimas de violência sexual desde agosto deste ano. Antes, apenas adolescentes de 9 a 14 anos podiam se vacinar contra a doença, além de pessoas com HIV/Aids, pessoas que receberam transplante ou pacientes em tratamento oncológico.

A cobertura vacinal contra o HPV está em queda. Em 2022, 75% das meninas tomaram a primeira dose e 57% a segunda. O índice foi ainda menor entre os meninos: 52% de cobertura para a primeira dose e 36% na segunda dose.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas