14/03/2013 – HIV afeta 28% sul-africanas em idade escolar, diz ministro

14 de março, 2013

(G1) Autoridades do país acreditam que estudantes seriam exploradas por homens mais velhos, que trocam presentes ou favores por sexo.

Pelo menos 28% das meninas sul-africanas em idade escolar estão infectadas com o vírus HIV, segundo o ministro da Saúde do país, Aaron Motsoaledi. Entre os garotos, a taxa de infecção seria de 4%.

Segundo as estatísticas oficiais, mais de 5 milhões de sul-africanos, ou cerca de 10% da população, têm o vírus da Aids.

Para Motsoaledi, os números indicam que as garotas sul-africanas estão sendo exploradas por homens mais velhos, que trocam presentes ou favores por sexo.

“Está claro que não são os garotos jovens que estão dormindo com essas garotas, são homens mais velhos”, disse ele, segundo o jornal local “The Sowetan”.

“Precisamos tomar uma atitude contra esses homens mais velhos, porque eles estão destruindo nossas crianças”, afirmou.

Segundo o ministro, algumas meninas grávidas, com idade entre 10 e 14 anos, também estão contaminadas com o vírus.

Motsoaledi disse que o grande número de jovens com HIV lhe “destrói a alma”.

Medicamentos
O ministro da Saúde sul-africano vem sendo elogiado internacionalmente por seus esforços no combate ao HIV. Após sua indicação pelo presidente Jacob Zuma, em 2009, o país começou a implementar o maior programa mundial de distribuição de medicamentos antirretrovirais.

Dentro desse projeto, o número de pessoas que recebem os medicamentos no país mais que dobrou, passando de 678.500 para 1,5 milhão, segundo estatísticas oficiais.

O governo anterior, do presidente Thabo Mbeki, questionava a ligação entre HIV e Aids e argumentava que não tinha condições de oferecer o tratamento para todos os sul-africanos que o necessitavam.

No ano passado, mais de 260 mil pessoas morreram em consequência da Aids na África do Sul, o equivalente a quase metade do total de mortes no país.

Acesse em pdf: HIV afeta 28% sul-africanas em idade escolar, diz ministro (G1 – 14/03/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas