19/11/2010 – Sucesso de Dilma depende de união com sociedade civil, diz Erundina (Valor)

19 de novembro, 2010

(Valor Online) Para a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), será fundamental para o sucesso de Dilma Rousseff como presidente da República mostrar capacidade para negociar os interesses do Planalto com o Congresso Nacional, o que inclui fazer algumas concessões aos parlamentares da base aliada.

A deputada eleita fala por experiência própria. Quando prefeita de São Paulo (1989-1993), Luiza Erundina sofreu por ter minoria na Câmara Municipal. Assim, Erundina acredita que, para Dilma não ficar refém do Congresso Nacional, ela deve não apenas manter uma boa articulação com o parlamento, mas também estabelecer uma interlocução com a sociedade civil organizada, em especial ao propor questões estratégicas no âmbito das políticas públicas. 

Ao justificar sua sugestão, a deputada aponta que a sociedade civil organizada representa uma força política importante que, se estiver ao lado da presidente, terá condições de inibir o apetite fisiológico dos parlamentares. “Os parlamentares se posicionam de acordo com a opinião. O Ficha Limpa, por exemplo, só passou porque havia todo um apelo da população”, lembra Erundina.

Sem desprezar o fator Lula (de transferência de votos), a deputada acredita que o resultado da eleição sinaliza que a luta das mulheres por mais espaço na conjuntura nacional está avançando. “Ainda precisamos corrigir essas desigualdades em todos os níveis. A subrepresentação nossa nos espaços de poder é uma coisa inaceitável em qualquer democracia. A Argentina, por exemplo, tem 40% de mulheres em seu parlamento. Nós estamos com menos de 9%”, diz ela.

Acesse a matéria: Sucesso de Dilma depende de união com sociedade civil, diz Erundina (Valor Online – 19/11/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas