16/06/2011 – Estrangeiros esperam redução da pobreza no Brasil, diz Ipea

16 de junho, 2011

(Estadão.com) Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que quatro em cada cinco entidades internacionais acreditam que o Brasil vai reduzir a pobreza nos próximos 12 meses: o indicador pulou de 26 em fevereiro para 40 na sondagem atual, de maio, o que, segundo a escala do Monitor da Percepção Internacional do Brasil, indica que a expectativa é de uma “ligeira diminuição” no número de pessoas pobres.

O levantamento aponta que dois terços dos pesquisados creem em uma pequena redução da desigualdade de renda.  

O Ipea consultou 170 entidades internacionais no Brasil, entre elas embaixadas e consulados, câmaras de comércio, organizações multilaterais e empresas com controle estrangeiro, e divulgou os resultados hoje, em São Paulo. Para a realização do estudo, o Ipea atribuiu notas de -100 (muito pessimista/desfavorável) a 100 (muito otimista/favorável) às respostas das entidades para 15 perguntas objetivas sobre o cenário econômico, político e institucional do Brasil. O indicador de cada assunto corresponde à média dos pontos obtidos pelas respostas.   

Apesar da melhora nas expectativas a respeito da pobreza e da desigualdade, a percepção das entidades internacionais é de que o grau de atendimento das necessidades da população pelas políticas sociais (educação, saúde e habitação, entre outras) não se alterou de fevereiro para maio. “Nos últimos 12 meses, a efetividade das políticas sociais tendeu a acomodar-se”, afirma o estudo do Ipea.  

Leia a notícia completa: Ipea: estrangeiros esperam redução da pobreza no Brasil (Estadão.com – 16/06/2011)  

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas