Webinário Como a população avalia o apoio do Estado para mulheres em situação de violência doméstica

07 de dezembro, 2022

As várias formas de violência doméstica praticadas contra as mulheres são uma realidade cotidiana e estão muito próximas das vivências da população brasileira. Metade dos brasileiros conhece ao menos uma vítima e 36% das mulheres entrevistadas declaram já terem elas próprias sofrido agressão por parte do parceiro, atual ou ex. Os dados são da pesquisa de opinião Redes de apoio e saídas institucionais para mulheres em situação de violência doméstica no Brasil, lançada pelo Instituto Patrícia e Ipec, com apoio do Instituto Beja, em novembro deste ano.  

Os dados da pesquisa também mostram que é consenso entre mulheres e homens a percepção de que é responsabilidade do Estado oferecer mais e melhores serviços e políticas públicas para acolher e proteger as mulheres e contribuir para que saiam da situação de violência doméstica. 

Para debater esses temas, o Instituto Patrícia Galvão promove o webinário Como a população avalia o apoio do Estado para mulheres em situação de violência doméstica na próxima sexta-feira, dia 9 de dezembro, das 17h às 18h, com a participação da promotora de justiça Silvia Chakian, coordenadora da Ouvidoria das Mulheres do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). 

A abertura do webinário terá a presença da presidenta e fundadora do Instituto Beja, Cristiane Sultani, e a mediação será das diretoras do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo e Marisa Sanematsu. O encontro terá interpretação em libras e será transmitido ao vivo nos canais do YouTube e do Facebook da Agência Patrícia Galvão. 

Conheça a convidada:

Silvia Chakian de Toledo Santos é promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) desde 1999 e coordenadora da recém-criada Ouvidoria das Mulheres do MPSP, um canal oferecido às mulheres que sofreram ou estão em situação de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial, na internet e redes sociais, no trabalho ou no ambiente público) e que desejam pedir ajuda, denunciar, buscar informações, fazer elogios ou dar sugestões. Integrante da Promotoria Especializada de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV) do MPSP e membro da Comissão Nacional Permanente de Violência contra a Mulher (COPEVID/GNDH). É mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora da Escola Superior do Ministério Público e autora da obra A Construção dos Direitos das Mulheres (editora LumenJuris) e de vários artigos relacionados ao tema da violência de gênero. 

Veja também

Assista ao webinário de lançamento da pesquisa Redes de apoio e saídas institucionais para mulheres em situação de violência doméstica no Brasil com as participações de Maria da Penha Maia Fernandes, fundadora e presidente do Instituto Maria da Penha; Regina Célia Almeida Silva Barbosa, sócia-fundadora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha; e Cláudia Moraes, tenente-coronel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e coordena da Patrulha Maria da Penha da PMERJ.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas