Webinário Violência doméstica: interseccionalidades entre gênero, raça e deficiência

29 de novembro, 2022

A assistente social Fernanda Vicari, membra fundadora do Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência, é convidada do evento

Ser mulher negra e ser mulher com deficiência são aspectos que aumentam a vulnerabilidade e podem agravar as violências de gênero. Neste mês de novembro, em que se celebram o Dia da Consciência Negra e também das campanhas 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres no Brasil e 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o Instituto Patrícia Galvão promove o Webinário Violência doméstica: interseccionalidades entre gênero, raça e deficiência, na quarta-feira, 30 de novembro, das 17h às 18h. 

Participa do evento a assistente social Fernanda Vicari, membra fundadora do Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência. A abertura do webinário contará com a presença da cônsul adjunta do Consulado Geral da Irlanda em São Paulo, Rachel Fitzpatrick, e a mediação das diretoras do Instituto, Jacira Melo e Marisa Sanematsu. O encontro online terá tradução em libras e transmissão ao vivo pelos canais da Agência Patrícia Galvão no YouTube e Facebook.

Conheçam as convidadas:

Fernanda Vicari: assistente social do Projeto Rumo Norte e atual presidenta da AGADIM (Associação Gaúcha de Distrofia Muscular). É membra fundadora do Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência e vice-presidenta do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre (COMDEPA).

Abertura

Rachel Fitzpatrick: cônsul adjunta do Consulado Geral da Irlanda em São Paulo

Mediação 

Jacira Melo: diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão

Marisa Sanematsu: diretora de conteúdo do Instituto Patrícia Galvão

Série de webinários Violência de Gênero em Dados

O encontro online Violência Doméstica: interseccionalidades entre gênero, raça e deficiência é o décimo da série de webinários para debater dados e analisar a conjuntura sobre temas relacionados às violências contra meninas e mulheres e aos direitos das brasileiras. O evento faz parte do projeto Violência de Gênero em Dados, que tem apoio do Consulado Geral da Irlanda em São Paulo e inclui a divulgação de um boletim mensal com uma seleção de estatísticas e estudos realizados por órgãos governamentais, institutos de pesquisa e organizações da sociedade civil, sobre os diversos tipos e formas de violência de gênero  –  doméstica, sexual, online, política, obstétrica e feminicídio –, assim como suas intersecções com o racismo, o capacitismo e a LBTQIAfobia, com curadoria da equipe do Instituto Patrícia Galvão. Saiba mais.

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas