Defensoria de SP lança guia sobre direitos da mulher em meio à pandemia

27 de abril, 2020

(Universa, 27/04/2020 – acesse no site e origem)

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo lançou um guia sobre os direitos da mulher dentro do contexto da pandemia do novo coronavírus. O guia traz um manual com orientações sobre violências doméstica, sexual e obstétrica. O que motivou ação foi o dado de que, historicamente, os casos de violação dos direitos da mulher, especialmente de violência doméstica, durante períodos de crise.

O guia foi montado a partir das principais dúvidas que chegaram à Defensoria e reúne informações sobre funcionamento de serviços e órgãos durante a pandemia. Você pode acessá-lo aqui.

Aumento de casos na pandemia

Especialistas ouvidas por Universa estão alinhadas com a previsão da ONU Mulheres e afirmam que há mais dois grandes perigos desse período: o aumento de casos de violência sexual, principalmente contra crianças, e as tentativas de feminicídio.

“A violência contra a mulher já era uma epidemia antes do coronavírus. Agora, será potencializada. A gente precisa tentar proteger as vítimas ao máximo, e não fingir que não vê”, afirma a advogada Gabriela de Souza, do escritório Advocacia para Mulheres, de Porto Alegre. “Nos últimos dias, recebi mais pedidos de ajuda por ameaças de morte do que havia recebido em meses.”.

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas