Escritores lançam manifesto contra guia de aborto do Ministério da Saúde

22 de agosto, 2022 Folha de S. Paulo

Documento tem apoio de nomes como a escritora Tati Bernardi e o filósofo Leandro Karnal

(Mônica Bergamo/ Folha de S. Paulo) Escritores e personalidades lançaram nesta sexta-feira (19) um manifesto em apoio a uma ação levada ao STF (Supremo Tribunal Federal) para derrubar um manual do Ministério da Saúde que contraria o Código Penal de 1940, distorce dados técnicos e cria entraves para a realização do aborto legal em situações previstas em lei.

Organizado pela advogada Ruth Manus, o manifesto já tem apoio de nomes como a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi, o filósofo Leandro Karnal, o humorista e colunista da Folha Gregorio Duvivier, os escritores Jeferson Tenório, Itamar Vieira Júnior e Carla Madeira, além da cartunista Laerte.

Também assinam o documento o português Walter Hugo Mãe, o moçambicano Mia Couto, a historiadora Lília Schwarcz e a filósofa e colunista da Folha Djamila Ribeiro.

O guia do governo federal diz que todo aborto é crime e que, portanto, não há interrupção de gravidez legal no Brasil. Também coloca como limite para o procedimento a idade gestacional de 22 semanas, o que não é previsto em lei.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas