Objetivo é aumentar a conscientização sobre as restrições ao aborto nos EUA. Participam do movimento mais de 140 artistas, como Miley Cyrus e Demi Lovato
(O Globo, 28/08/2019 – acesse no site de origem)
As cantoras Lady Gaga, Ariana Grande e Lizzo se juntaram à campanha “Bans off my body” (Proibições longe do meu corpo, em tradução livre), da Planned Parenthood — uma organização americana que fornececuidados de saúde reprodutiva no mundo todo. O objetivo é aumentar a conscientização sobre as restrições ao aborto nos Estados Unidos e reforçar a campanha durante festivais de música por meio dos artistas.
No último ano, leis restritivas contra o aborto foram aprovadas em vários estados dos Estados Unidos. Em maio, o Alabama aprovou uma lei queproíbe o aborto até em casos de incesto e estupro . As exceções são muito limitadas, como os casos de gravidez ectópica — quando a gestação ocorre fora do útero.
No vídeo de divulgação da campanha (assista abaixo), várias mulheres aparecem falando frases como “Este é o meu corpo. [São] Minhas decisões. Quando possuímos nossos corpos, somos poderosas, somos livres”, afirma uma das mulheres.
“Não vamos tolerar este ataque à nossa saúde e aos nossos direitos. Isso significa acesso ao aborto legal e seguro. Agora é a hora de nos unirmos”, destaca outra mulher.
Segundo Alexis McGill, presidente da Planned Parenthood, o acesso ao aborto, à saúde e aos direitos reprodutivos “estão sendo atacados como nunca antes e precisamos de todos para revidar”.
— Essas proibições não representam a vontade do povo americano, e é por isso que tantas vozes poderosas e diversas estão falando contra elas. A Planned Parenthood é grata a esses artistas por usarem suas incríveis plataformas para declarar que nossos corpos são nossos, e que, se não forem, nunca poderemos ser verdadeiramente livres ou iguais.
De acordo com o Serviço Britânico de Consultoria sobre Gravidez, uma em cada três mulheres no Reino Unido fará um aborto até os 45 anos de idade.
No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional do Aborto (PNA), realizada pelo Instituto Anis, de Brasília, uma em cada cinco mulheres de até 40 anos no país já fizeram aborto.
Veja aqui a lista completa de artistas participantes e siga a hashtag #BansOffMyBody nas redes sociais.
Por Joanna Whitehead