#MeRepresenta: plataforma filtra candidatos com propostas que valorizam os direitos humanos

1319
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

Veja como encontrar candidaturas que te representam e estarão afinadas com os temas que são importantes para você e para o país

(Agência Patrícia Galvão, 05/10/2018)

A menos de 48 horas das eleições ainda há muitos eleitores indecisos. É um hábito comum do brasileiro durante o período eleitoral que acaba deixando a escolha para a última hora devido à incerteza em relação aos milhares de candidatos, além da ‘chuva’ de informações (verdadeiras e falsas) recebidas nos dias que antecedem a votação. Para facilitar a escolha, a plataforma #MeRepresenta conecta eleitoras e eleitores a candidaturas que valorizam os direitos humanos.

A plataforma é a principal ferramenta produzida pela ONG formada por coletivos de mulheres, pessoas negras e LGBT+ que buscam promover a igualdade de gênero, a luta antirracista e o respeito à diversidade sexual e à identidade de gênero na política. Criada em 2016, a ideia foi concretizada pela Rede Feminista de Juristas (DeFEMde), #VoteLGBT, Blogueiras Negras e Fundação Cidadania Inteligente.

No ano de sua concepção, época das eleições municipais,  os responsáveis pelo projeto convidaram todas as 460 mil candidaturas a vereador e vereadora do país a responderem 14 perguntas sobre diversos temas da agenda de direitos humanos, como descriminalização e legalização do aborto, desmilitarização da polícia, adoção por famílias LGBTs, entre outros. Em 10 dias, a plataforma teve 1 milhão de visualizações e mais de 150 mil pessoas a usaram para escolher seu voto.

Para constituir a base de dados, as candidatas e candidatos responderam se eram a favor ou contra as 22 pautas, construídas em diálogo com as organizações parceiras, sobre nove temas: Gênero, Raça, LGBT, Povos Tradicionais e Meio Ambiente, Segurança e Direitos Humanos, Corrupção, Trabalho, Saúde, Educação, Drogas e Migrantes.  Em seguida, apontaram quais seriam os três temas prioritários do seu mandato.

Como filtrar os candidatos no site

Para quem é eleitor/a, basta identificar-se logo de cara na entrada do site e escolher suas propostas, além de filtrar qual é o tipo de candidata/o que procura para votar. É importante lembrar que neste ano são 6 votos: presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e dois senadores. No voto para o Senado, vale ressaltar que devem ser escolhidos dois candidatos, pois a inserção do mesmo número resulta apenas em um voto, o outro é anulado.

O cuidado na escolha da/o candidata/o é crucial, pois durante quatro anos muitas decisões que interferem na vida das populações subalternizadas estarão à mercê de quem você escolheu. Vote em quem te representa!

Por Patrícia Gonçalves, Agência Patrícia Galvão

Compartilhar: