Ministério Público de São Paulo lança cartilha para orientar mulheres sobre relacionamento abusivo

880
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

Documento está disponível no site do MP e traz sete tópicos de como identificar um relacionamento abusivo

(G1, 03/07/2019 – acesse no site de origem)

O Ministério Público do Estado de São Paulo lançou a cartilha “Namoro Legal” para ajudar e até evitar que as mulheres se tornem vítimas de agressão. O material está disponível online e qualquer pessoa pode acessar.

No documento há dicas para ajudar a identificar uma relação saudável ou abusiva. Uma adolescente vítima de um relacionamento abusivo conta que no começo o namorado era carinhoso, mas depois começaram as agressões física e psicológica, do jeito que costuma ocorrer na maioria dos casos.

“Eu gostava dele e sentia que ele gostava de mim também. Mas ao longo do tempo ele foi mostrando a verdadeira identidade dele, o caráter, se mostrando ciumento, não queria que eu tivesse contato com homem, que saísse sozinha”, relata.

Essa adolescente, que prefere não se identificar, diz que demorou para perceber o que estava acontecendo e, depois, ainda relutou a aceitar.

“Eu também não conseguia levar adiante o término, a gente terminava e depois de alguns dias reatava. Ele dizia que iria mudar, que me amava. Mas infelizmente quando a gente está envolvida com sentimento, a gente fica cega. Eu era cega no relacionamento. Eu enxerguei que aquilo não era normal e que eu não merecia passar por aquilo quando eu percebi que ele não gostava de mim, que aquilo não era amor”, conta.

Por Aniele Santos

Compartilhar: