Em editorial lido pelo apresentador Pedro Bial, a TV Globo declarou não ser responsável pelas declarações feitas pelos participantes do programa Big Brother Brasil.
Sem explicar que estava se referindo à declaração do lutador Marcelo Dourado de que “Hétero não pega Aids […]. Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem”, divulgada no programa exibido em 9/2, Pedro Bial leu o editorial preparado pela emissora, que tentou se antecipar a uma eventual determinação da Justiça, pedida pelo Ministerio Público, para que a Globo apresentasse no BBB esclarecimentos sobre como se contrai o vírus HIV, segundo orientação do Ministério da Saúde.
Em comentário em sua coluna, o crítico do Uol Maurício Stycer escreve:
“’Por ser um programa sem roteiro’, disse Pedro Bial, os candidatos ‘às vezes fazem afirmações impensadas’. Que tipo de afirmação, Bial? O apresentador não disse, mas observou: ‘Não representam a posição da Globo’. Em relação ao quê, Bial? O apresentador não ousou dizer o nome, mas deu uma pista: a programação da emissora é orientada pelo ‘respeito à diversidade e a repulsa ao preconceito’.”
Leia a íntegra da coluna de Maurício Stycer: Globo se desculpa por seus heróis – Uol 29/03/2010
Saiba mais sobre a polêmica: 04/03/2010 – Globo é alvo de inquérito em caso de homofobia no “BBB”