Ato público pela paridade entre homens e mulheres na política – DF (Câmara dos Deputados), 10/09/2013

09 de setembro, 2013

A Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Articulação de ONGs de Mulheres Negras (AMNB), Representantes das Instâncias de Partido, em parceria e aliança com o Fórum de Mulheres do DF, instância que integra e representa a AMB em Brasília, e Bancada Feminina realizará ato no Congresso Nacional por paridade na política

Em Ato Político, a partir das 15h, mulheres integrantes de organizações do movimento de mulheres, feministas de movimentos e de partidos e parlamentares mobilizam ato para entrega de um documento propositivo, reivindicando o acolhimento de propostas por paridade, frente às possibilidades de reforma política em pauta no Congresso Nacional. Na ocasião haverá também performance das “Sufragistas”.

Uma recente pesquisa do IBOPE e o Instituto Patrícia Galvão revelou que para 71% dos entrevistados a reforma política é importante ou muito importante para garantir 50% de mulheres nas listas de candidatos dos partidos. O levantamento foi realizado em abril, antes dos protestos que tomaram as ruas em todo o país.

A legislação brasileira atual reserva apenas 30% das candidaturas e 10% do tempo de propaganda eleitoral para cotas de sexo. E o projeto de reforma que está em debate na Câmara dos Deputados prevê a alternância de gênero somente a cada três posições das listas de agremiações.

O movimento feminista tem a percepção nítida das dificuldades de avanços na direção da paridade na política e os desafios da representação política das mulheres nos movimentos sociais e nos partidos. No atual contexto, quando a reforma política volta à pauta do Congresso, e o problema da crise de representatividade dos partidos e do Congresso está tão presente nas ruas e debates públicos, é necessária uma estratégia coletiva, que junte os movimentos de mulheres, em conexão com as instancias partidárias e o legislativo, especialmente a bancada feminina.

No último dia 20 de agosto, houve debate na Secretaria de Política para as Mulheres, da Presidência da República, com representantes da AMB e mulheres que fazem parte das Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, onde foi apresentado o resultado da pesquisa IBOPE. O ponto de concordância entre todas foi a aplicação dos mínimos 5% do Fundo Partidário para ações das mulheres, e todo o conjunto de dificuldades que desembocam na necessária e urgente reforma do sistema político.

Ato público pela paridade entre homens e mulheres na política

Data: 10 de setembro de 2013.

Local: Salão Verde do Congresso Nacional

Hora: Das 15h às 18h

Sugestões de fontes para entrevistas

Joluzia Batista – Assessora parlamentar – (61) 9271-6826

Coordenação da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB)

Silvia Camurça: (81) 9937-8635

Guacira de Oliveira: (61) 8157-7266

Assessoria de imprensa: Guadalupe – Amanda Guerra ([email protected] / (61) 7814 51514)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas