Geledés Instituto da Mulher Negra celebra seus 30 anos de trajetória política e social com uma série de seminários a serem realizados entre os dias 05 e 28 de abril de 2018.
(Geledés, 11/04/2018 – acesse no site de origem)
Participam da celebração ativistas, pesquisadoras(es), gestoras(es) de políticas públicas, formadoras(es) de opinião e artistas, que compartilharam com a organização as lutas, conquistas e os desafios persistentes pela efetivação de direitos e dignidade para mulheres e negros. Os seminários refletirão sobre as questões de gênero e raça na sociedade brasileira, os desafios da conjuntura para a permanência e avanços destas agendas.
No dia 28 de abril, em parceria com o Memorial da América Latina e apoio do Instituto Avon, realizaremos o seminário Violência Contra a Mulher e o Projeto PLPs, que abordará as ações desenvolvidas por Geledés para o enfrentamento da violência contra a mulher; a experiência do projeto Promotoras Legais Populares; o feminicídio; os desafios para a plena execução da Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha e o aplicativo Juntas – uma tecnologia para o enfrentamento da violência contra as mulheres. Buscamos, com esta atividade, desenvolver estratégias para o enfrentamento do racismo e sexismo, de ampliação dos direitos das mulheres e para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Será fornecido certificado para as/os participantes.
Local do Evento:
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo (próximo da estação metrô Barra Funda).
Data: 28 de abril de 2018 – 09h às 13hs.
Palestrantes:
Drª Angélica de Maria Melo de Almeida
Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; membro da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Estado de São Paulo – COMESP.
Antonio Carlos KK Santos Filho
Webdesigner; designer gráfico de Geledés Instituto da Mulher Negra.
Juciara Almeida
Assistente social; promotora legal popular; coordenadora do curso Promotoras Legais Populares de Geledés; vice-presidenta de Geledés Instituto da Mulher Negra.
Maridite Oliveira
Médica; implantou o Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica – NAVVID no pronto socorro do Hospital Geral de São Mateus.
Sonia Maria Nascimento
Advogada; coordenadora geral do curso Promotoras Legais Populares de Geledés; coordenadora executiva de Geledés Instituto da Mulher Negra.
Tereza Ferraz
Psicóloga; especialização em Saúde Pública; autora do Manual de Autoestima para Mulheres em Situação de Violência; facilitadora das oficinas dos cursos Promotoras Legais Populares de Geledés.
Mediadora:
Claudia de Luna
Advogada; presidente do Movimento Nacional Contra o Tráfico de Pessoas – MCTP.
Realização:
Geledés Instituto da Mulher Negra
Parceiro Cultural:
Memorial da América Latina
Apoio:
Instituto Avon