Contra o preconceito e violência, escolas devem debater questões de gênero

21 de dezembro, 2015

(Correio Braziliense, 21/12/2015) A primeira da série de reportagens mostra a importância de se tratar questões de gênero na escola. O tema marcou o debate dos planos locais de educação este ano

A Constituição Federal é clara ao estabelecer o respeito à diversidade como um dos objetivos fundamentais da República. Logo no terceiro artigo é prevista a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor ou idade. Não é o que mostram, no entanto, dados sobre as mais diversas formas de discriminação. Na série de reportagens que começa hoje, o Correio mostrará a importância de se tratar questões como gênero, sexualidade, violência, racismo e inclusão na educação brasileira, para que esses marcadores de diferenças, que existem em qualquer sociedade, não se tornem meios de reproduzir desigualdades e exclusão social.

Leia mais: Orientação sexual nas escolas: diálogo é a melhor forma de prevenção (Correio Braziliense, 22/12/2015)

Especialistas ouvidos pelo jornal avaliam que o ano de 2015 foi marcado por retrocessos no debate sobre gênero. Isso porque o Congresso Nacional e diversas câmaras municipais e estaduais, incluindo a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), impuseram uma série de derrotas para a política de diversidade do país. Uma das principais foi a aprovação do Estatuto da Família — que limita a definição de unidade familiar como aquela formada pela união entre homem e mulher — na Câmara dos Deputados. Além disso, grande parte das unidades da Federação retirou dos respectivos planos de educação os termos identidade de gênero e sexualidade, que já haviam sido cortados do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, quando o texto foi votado na mesma casa legislativa.

Para a professora da Universidade de São Paulo (USP) Cláudia Vianna, especialista em relações de gênero e diversidade sexual nas políticas de educação, o documento, que define as diretrizes da educação no Brasil para os próximos 10 anos, perdeu em qualidade com essa supressão. Ela acredita que as diversas conquistas acumuladas desde a década de 1980 com relação às demandas de valorização das diferenças têm sido ameaçadas por decisões tomadas nas esferas mais altas do legislativo, principalmente na Câmara dos Deputados.

Mariana Niederauer

Acesse no site de origem: Contra o preconceito e violência, escolas devem debater questões de gênero (Correio Braziliense, 21/12/2015)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas