ONU Mulheres divulga chamado para apoio aos povos indígenas na resposta à COVID-19

05 de maio, 2020

Declaração do Grupo de Apoio Interinstitucional das Nações Unidas (IASG) sobre Questões Indígenas recomenda incluir mulheres e pessoas indígenas nas decisões sobre a resposta à pandemia Covid-19

(ONU Mulheres, 05/05/2020 – acesse no site de origem)

Em uma declaração à luz da pandemia do COVID-19, o Grupo de Apoio Interinstitucional das Nações Unidas (IASG) sobre Questões Indígenas incluiu as necessidades e contribuições dos povos indígenas nos esforços de resposta em todo o mundo.

À medida que o COVID-19 se espalha por diferentes áreas do mundo, a pandemia está agravando a situação precária em que muitos povos indígenas já se encontravam. Os povos indígenas têm três vezes mais chances de viver em extrema pobreza, dificultando a compra e o armazenamento de alimentos ou a manutenção de si mesmos enquanto não conseguem trabalhar.

Os povos indígenas também enfrentam acesso limitado a serviços de saúde de qualidade e culturalmente acessíveis, limitando suas capacidades para testar e identificar casos de infecção ou tratar aquelas pessoas que podem ser infectadas. A falta de reconhecimento de milhões de povos indígenas em alguns países também pode impedi-los de acessar serviços públicos básicos e pacotes de compensação econômica.

As mulheres indígenas correm o risco de ser desproporcionalmente impactadas devido ao seu papel de destaque na economia informal e como prestadoras de cuidados. No entanto, elas também são parceiras indispensáveis ​​no combate à pandemia.

Na declaração recentemente publicada, o Grupo de Apoio Interinstitucional (IASG) sobre Questões Indígenas apela para inclusão de mulheres e pessoas indígenas nas decisões sobre a resposta à pandemia Covid-19:

– garantindo que as mulheres indígenas se beneficiem igualmente das intervenções de proteção social e estímulo e sejam consideradas em medidas para mitigar o impacto socioeconômico da pandemia.

– prevenindo e respondendo à violência que está aumentando em razão das políticas de distanciamento social;

– garantindo que os sistemas de saúde já sobrecarregados não resultem em uma escalada das taxas alarmantes de mortalidade materna existentes entre mulheres, meninas e adolescentes indígenas.

Leia a declaração completa do IASG aqui e as orientações da ONU Mulheres sobre mulheres indígenas e o Fundo de Multiparceria aqui

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas