Cresce violência contra idosos e mulheres são maioria das vítimas

26 de agosto, 2014

(Jornal Hoje, 26/08/2014) Os aposentados e pensionistas da Previdência Social começaram a receber nesta semana a primeira parcela do 13º salário. Serão quase R$ 14 bilhões a mais nos bolsos de 27 milhões de segurados.

Junto com o dinheiro vem uma preocupação, pois é cada vez maior o numero de denúncias de violência financeira contra os idosos. Na maioria dos casos, um parente se apropria do dinheiro da vítima.

Viúva, sem filhos, a advogada e procuradora aposentada Irene Vandoni, de 98 anos, viu sumir de suas contas mais de R$ 500 milhões. Ela diz que a sobrinha levou o dinheiro. “Como ela é sobrinha, talvez esteja precisando de dinheiro. Mas precisa tirar tanto dinheiro assim?”, questiona.

Na Bahia, o aposentado Guilherme Jacon, de 83 anos, conta que foi mantido preso pela filha mais nova durante cinco meses. Ela tirou fotos do pai sedado, dizendo que ele era doente e conseguiu interditá-lo. Um dia ele conseguiu fugir. “Eu fugi. Peguei um táxi e fui na delegacia dos idosos”.

Não param de crescer, nos últimos três anos, as denúncias de todos os tipos de violência contra idosos. Foram de pouco mais de oito mil em 2011 para mais de 23 mil em 2012 e quase 40 mil em 2013, e a violência financeira representou a terceira maior causa dessas denúncias, perdeu apenas para negligência e violência psicológica.

Os casos de abuso financeiro foram de pouco mais de quatro mil em 2011 para mais de nove mil em 2012 e quase 17 mil em 2013. No ano passado, a retenção de salários e bens, representou  a grande maioria das denúncias. Quase metade das vítimas tem mais de 76 anos e a maioria é mulher.  Os estados que registraram a maioria de queixas foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Apropriar-se ou desviar bens proventos, pensão ou qualquer rendimento é crime, previsto no Estatuto do Idoso com punição de reclusão e multa.

A promotora de justiça Cláudia Maria Beré diz que raramente é o próprio idoso quem reclama. Mas o mais difícil é quando o idoso está lúcido e sabe que está sendo explorado. “É uma pessoa lúcida, mas que não está conseguindo resistir à pressão da família. O Ministério Público, às vezes, determina que bloqueie a aposentadoria”.

Quem souber de algum tipo de violência contra o idoso, seja um parente, um vizinho, pode denunciar pelo Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Não é preciso se identificar. Clique aqui e acesse o Estatuto do Idoso.

Carla Modena

Acesse no site de origem: Cresce violência contra idosos e mulheres são maioria das vítimas (Jornal Hoje, 26/08/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas