02/07/2011 – Marcha das Vadias reúne cerca de 1.500 no Rio

02 de julho, 2011

(iG/R7/O Globo) A Marcha das Vadias, passeata pelo fim da violência contra a mulher, percorreu Copacabana, no Rio de Janeiro, e seguiu o exemplo de outras cidades, como São Paulo e Brasília. As manifestantes, cerca de 1500 de acordo com as organizadoras, levavam cartazes com reivindicações e frases de protesto. 

Entre as reivindicações estão descriminalização do aborto; política específica de proteção a mulher no Estado do Rio; fim da violência contra a mulher; direito ao atendimento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS) para vítimas de violência sexual; melhorias nas Delegacias Especiais de Atendimento às Mulheres (DEAMs) e qualificação das delegacias não especializadas para atender vítimas de violência sexual e doméstica, com capacitação de agentes da segurança pública sobre diversidade sexual.

A Marcha das Vadias começou em Toronto, no Canadá, motivada pelos comentários de um policial durante uma palestra sobre violência sexual em que ele afirmou que, para evitar serem vítimas desse tipo de crime, as mulheres deveriam evitar se vestir “como vadias”. Desde então, o ato já aconteceu em diversas cidades da Europa e do Brasil.

Veja a galeria de fotos

Leia mais: 
Marcha das Vadias reúne cerca de 1.500 no Rio (iG – 02/07/2011)
Feministas fazem Marcha das Vadias na praia de Copacabana (R7 – 02/07/2011) 
Marcha das Vadias concentra cerca de 500 pessoas na Praia de Copacabana (O Globo – 04/07/2011) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas